Publicado em 28/01/2024 às 08:06, Atualizado em 28/01/2024 às 12:09
Segundo o diretor do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Márcio Cristiano Paroba, cerca de 600 emissões foram negadas pela Receita Federal.
Nos últimos 15 dias, foram cadastradas 7.801 Carteiras de Identidade da nova versão em Mato Grosso do Sul. O número soma as emissões de quem estava com atendimento agendado e também de funcionários que participaram da fase de teste do sistema.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Márcio Cristiano Paroba, cerca de 600 pessoas tiveram problemas no CPF e por isso, não tiveram o documento aceito.
Isso ocorre porque, agora, o RG só é emitido depois da troca de informações com bases nacionais; caso o cidadão tenha alguma irregularidade no CPF, por exemplo, o cadastro é negado.
Por isso a recomendação é para que antes de agendar a ida a qualquer posto de identificação do estado, a pessoa consulte o próprio CPF. Quem já teve o RG negado só vai descobrir isso no dia em que for buscar o documento, já que não há divulgação de nomes antes disso.
O que mudou
Lembrando que a primeira emissão do novo documento é grátis para todo mundo, mesmo para quem tinha a versão anterior – que, aliás, vale até 2032 e, por isso, não há necessidade de correr para emitir o novo documento.
Os agendamentos são realizados pelo site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Todos que vão emitir a nova Carteira de Identidade pela 1ª vez devem selecionar a opção “Expedição de Documentos – Carteiras de Identidade – 1ª emissão”, isso para o sistema não gerar boleto.
Porém, caso selecione a opção “2ª emissão” e o boleto de 4 Uferms (hoje, R$ 189,60) for gerado, a orientação é não fazer o pagamento.
A partir de agora, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) será o número principal do documento. A pessoa também pode acrescentar que é doador de órgãos, entre outras mudanças. Veja só:
O documento adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone);
Será possível verificar a autenticidade do documento através de um QR-CODE, e dados como extravio ou furto do documento também estará disponível;
Para ser mais inclusivo e representativo, o novo documento não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, com a adição do campo nome social.
O novo documento reduz a probabilidade de golpes e fraudes envolvendo o mesmo, que juntamente com a unificação nacional do sistema, não será possível ter um número de RG por estado, além do CPF;
A emissão será fisica e digital (com acesso pelo aplicativo Gov.br).
A forma de emissão também passa a ser um pouco mais burocrática. Por isso, o prazo para o documento ficar pronto passa a ter 10 dias a mais (25, no total).
Uma das coisas que contribui para a demora da emissão é a troca de informações com bases nacionais. O número de CPF, por exemplo, é enviado à Receita Federal, que tem prazo de 72 horas para informar se o cidadão está com as informações em dia, ou não.