Publicado em 18/07/2025 às 14:48, Atualizado em 18/07/2025 às 18:56
As obras na estrada rural BAT-050, em Batayporã, seguem avançando. Conforme atualização da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sademat) nesta sexta-feira (18), já está sendo concluído o primeiro quilômetro da intervenção. A estrada, que conecta a zona urbana aos assentamentos São João, São Luiz e Mercedina, está passando por adequações de grande porte para melhorar a trafegabilidade e fortalecer o escoamento da produção local.
De acordo com o secretário da Sademat, Renan Bom, o trabalho tem sido realizado de forma progressiva. “Estamos finalizando o primeiro quilômetro da obra. Essa execução por trechos é fundamental para garantir o tráfego dos moradores e produtores durante todo o processo. É uma obra grande e que exige muito planejamento. Estamos em um ritmo bom devido à estiagem”, pontuou o secretário.
O projeto contempla o levantamento do leito da via, além do posterior cascalhamento, que será promovido com recursos próprios do município. A intervenção abrange 14 km e é fruto de convênio firmado com a Itaipu Binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia. A execução está a cargo da empresa Ramadam Engenharia, com investimento estimado em R$ 1 milhão.
Além das melhorias na estrada, também estão sendo realizados serviços de conservação do solo em propriedades rurais da região, com a implementação de terraços em nível, calculados em aproximadamente R$ 100 mil.
Para o prefeito Germino Roz, a obra representa um marco no desenvolvimento rural do município. “É uma ação estratégica. Esses assentamentos têm uma produção agrícola e pecuária expressiva. Com essa infraestrutura, vamos garantir segurança no trânsito, facilitar o escoamento e, principalmente, valorizar a vida de quem vive e trabalha no campo. É uma obra esperada há muito tempo e que mostra nosso respeito pelo produtor rural e nosso compromisso com o desenvolvimento de Batayporã”, afirmou o gestor.
Além da equipe técnica, os trabalhos contam com estrutura composta por caminhões, retroescavadeira, escavadeiras, rolo compactador e patrola. A Prefeitura reforça que, durante a execução, poderá haver transtornos pontuais e pede a compreensão dos usuários da via.