Publicado em 12/01/2025 às 19:17, Atualizado em 13/01/2025 às 12:21
Cerca de 30 pais de alunos que estão migrando da rede municipal para a rede estadual em Batayporã estão desde as primeiras horas deste domingo em uma fila para garantir as matrículas de seus filhos.
De acordo com apurado pelo Nova News, a disputa por vagas concentrou-se nos alunos que vão estudar o sexto ano, ou seja, aqueles que estão deixando a escola municipal para se matricular na estadual.
A reportagem ouviu algumas mães no local, e elas confirmaram que a fila se formou devido ao fato de que, na parte da manhã, a rede estadual disponibiliza apenas nove vagas; as demais são para o período da tarde.
O Nova News procurou a diretora da Escola Estadual Braz Sinigáglia, professora Glaucia Bravim, local onde ocorre a fila de espera. A diretora disse que a central de matrícula designa as salas conforme a demanda. Assim, foram liberadas uma sala para estudo integral, outra no período matutino e uma terceira no vespertino.
A diretora mencionou que, no período matutino, é preciso garantir as vagas para os alunos do transporte escolar, que já foram previamente informadas pela Secretaria de Educação do Município. Ainda segundo as palavras da gestora, as vagas remanescentes do matutino serão preenchidas por ordem de chegada.
“É importante deixar bem claro que nenhum estudante, com idade até 17 anos, que esteja no 6º ao 9º ano ficará sem estudar por falta de vagas”, finalizou.