Publicado em 01/06/2022 às 17:15, Atualizado em 01/06/2022 às 21:37
A campanha Maio Amarelo de segurança no trânsito foi finalizada em Batayporã na última terça-feira (31) com uma série de apresentações culturais na Escola Municipal Anizio Teixeira da Silva. O intuito foi engajar a comunidade através de músicas e peças de teatro de cunho educativo.
A primeira apresentação, coordenada pela professora Deyla Cristina Lopes Nóbrega, da Escola Municipal Shiozo Takahashi, foi encenada por servidores da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Intitulada ‘Chapeuzinho Sinal Vermelho e o Lobão’, a peça teatral contou a história de um lobo imprudente, que causou acidentes de trânsito, mas adotou um comportamento consciente a partir da intervenção da Chapeuzinho.
“As crianças ficaram entusiasmadas. Foi muito legal! Esperamos que a mensagem por um trânsito seguro tenha se fixado. Também ficamos felizes pela parceria com a Rede Estadual de Ensino. É o primeiro ano que temos ações conjuntas na campanha”, destacou a coordenadora de atividades pedagógicas, Fabiane Belasco.
Na sequência, o público acompanhou o coral musical formado por estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Braz Sinigáglia, orientados pelo professor doutor Danilo Leite Moreira, responsável pela disciplina de Projeto de Vida. A temática foi abordada previamente nas atividades escolares e, a partir das reflexões levantadas, os alunos interpretaram as canções ‘É preciso saber viver’ (Titãs) e ‘O dia que não terminou’ (Detonautas).
A última apresentação ficou a cargo do grupo Anjos da Arte, desenvolvido pela Secel em parceria com as escolas estaduais. Seis estudantes da escola Braz Sinigáglia, participantes do projeto Biblioteca Viajante, encenaram a peça ‘Conscientização Salva Vidas’, dirigida pela servidora Jaqueline Souza.
Houve ainda intervenções do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com a assistente de atividades de trânsito Luciene Miranda Martins, criadora e intérprete da personagem lúdica Sinalete, e a cabo da Polícia Militar, Márcia Breguedo, que promoveu orientações e enfatizou a relevância da iniciativa.
Para o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Valdemir Reis, as parcerias foram essenciais para o sucesso da campanha. “Nós tivemos várias atividades para diferentes públicos. O apoio recebido da gestão, das escolas e de parceiros como o Detran, a Câmara e a PM, dentre outros, fez toda a diferença. Foi um Maio Amarelo dinâmico e que realmente se fez presente na comunidade. Só podemos agradecer e já nos animarmos para a campanha do próximo ano”, analisou Reis.