Publicado em 18/11/2021 às 09:43, Atualizado em 18/11/2021 às 13:46
O prefeito Gilberto Garcia empossou nesta quarta-feira, 17 de novembro, os 24 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), representantes governamentais e não governamentais, sendo 12 titulares e 12 suplentes.
O Conselho é um órgão permanente, paritário e de deliberação colegiada, vinculado administrativamente à estrutura organizacional básica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), instituído pela Lei 314, do dia 19 de abril de 2002.
Por decisão dos membros nomeados para o biênio 2021-2023, o maestro Edson Dias Pinheiro foi eleito o presidente do Conselho, enquanto que o profissional do setor audiovisual, Bruno Henrique Seleguim exercerá a função de vice-presidente e Robert Herreira da Silva, da área de artes cênicas, será o secretário.
Para o prefeito Gilberto Garcia, a união da sociedade civil com o Poder Público é de extrema importância para o andamento dos trabalhos. “Agradeço a vocês, que se propuseram a trabalhar pela Cultura do nosso município. Vocês terão que gerir, persistir e insistir, pois a cultura é muito segmentada, atrai públicos diversos e não é fácil atender a todos. Se trabalharmos juntos e remarmos no mesmo sentido, a cultura nova-andradinense vai ganhar sempre”, ressaltou.
Também participaram da solenidade, a secretária da educação, Giuliana Masculi, e a diretora presidente da Funac, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, sendo que ambas fizeram uso da palavra.
A relação entre a Semec e o CMPC foi destacada pela secretária Giuliana. “É fundamental existir essa parceria. Temos que caminham juntos. Apontar erros, mas também trazer soluções. Fiscalizar, apoiar e sugerir mudanças”, disparou a gestora da educação, cultura e esporte de Nova Andradina.
Ana Lucia Vasconcellos disse que o momento é de retomada dos eventos culturais e das oficinas oferecidas pela Funac. “Neste período de pandemia, onde os shows, workshops, exposições, teatro e demais manifestações culturais estavam suspensas, nos debruçamos sobre a lei Aldir Blanc, que ajudou a financiar nossos artistas. Agora, estamos planejando a volta das atividades e buscando parcerias para a realização dos grandes shows. Agora, em dezembro, já teremos novidades”, adiantou, pedindo a colaboração de todos os membros no desenvolvimento de todas as ações futuras.
Sobre o CMPC
Entre as suas atribuições, o CMPC é responsável por fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos; emitir pareceres sobre questões técnico-culturais; participar da formulação de políticas públicas do Governo Municipal na área da Cultura; incentivar a proteção do Patrimônio Cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais; incentivar pesquisas sobre a cultura Nova-andradinense, entre outras ações.
Foram empossados os seguintes conselheiros:
I - Representantes Governamentais:
a) Titulares:
1 – Izabel Cristina Eleutério Garcia – Artes Visuais;
2 - Bruno Henrique Seleguim – Audiovisual;
3 – Edson Dias Pinheiro – Música;
4 – Janaina Rodrigues da Cruz – Dança;
5 – Augusto Francisco Teixeira – Cultura Popular;
6 – Nilséia Floriano dos Santos – Artes Cênica;
b) Suplentes:
1 – Cristina Aparecida de Oliveira Lorencetti – Artes Visuais;
2 – Wilian Leandro Gomes – Audiovisual;
3 – Eunice Lucinda Santos Rodrigues – Música;
4 – Ana Paula Azevedo – Dança;
5 – Cristiane de Oliveira Melo – Cultura Popular;
6 – Marcílio Caetano da Silva – Artes Cênica;
II - Representantes não Governamentais:
a) Titulares:
1 – Rafael Vasconcelos da Silva – Artes Visuais;
2 - Fabio Carvalho Arruda – Artes Cênica;
3 – Edinaldo Junior – Audiovisual;
4 – Mauricio Sálvio Rodrigues dos Santos – Música;
5 – Fernando Gomes Gonçalves de Morais – Dança;
6 – Pedro Vitor Cavalcante Saraiva – Cultura Popular;
b) Suplentes:
1 – Jéssica Lima – Artes Visuais;
2 - Robert Herreira da Silva – Artes Cênica;
3 – Rodolfo S. Emerick – Audiovisual;
4 – Pedro Godoy – Música;
5 – Celeste R. Souza – Dança;
6 – Marilza da Cruz Xavier – Cultura Popular;