Publicado em 09/11/2020 às 09:55, Atualizado em 09/11/2020 às 14:04
Servidor teria assegurado a distribuição de kits de alimentos como incentivo para que famílias participassem de evento eleitoral em Nova Casa Verde
A Prefeitura de Nova Andradina emitiu uma nota sobre o episódio em que o servidor do município, Marcílio Caetano, por meio de um áudio postado em um grupo de WhatsApp, promete que a secretária de Assistência Social, Julliana Ortega, entregaria cestas básicas a quem comparecesse em uma reunião política em Nova Casa Verde.
O caso foi levado a público pelo Nova News na manhã desta segunda-feira (09), após a repercussão do áudio nas redes sociais na tarde deste domingo (08). Nas últimas horas, o site havia entrado em contato com a secretária Julliana Ortega e com o prefeito Gilberto Garcia, que tiveram os nomes citados na gravação.
Por meio de uma nota encaminhada à redação, tanto a secretária quanto o prefeito afirmam que não autorizaram ninguém utilizar seus nomes para oferecer quaisquer benefícios sociais. “A decisão sobre a concessão de benefícios é técnica e não política”, diz o documento.
Veja a nota na íntegra:
A gestora de assistência social não tem competência para a concessão de benefícios eventuais. Isso é responsabilidade das unidades dos CRASs, por meio de equipe técnica, das áreas de assistência social, psicologia e pedagogia, conforme a tipificação dos serviços assistenciais.
A secretária de cidadania e assistência social (Semcias), Julliana Ortega, e o prefeito Gilberto Garcia, não autorizaram ninguém utilizar seus nomes para oferecer quaisquer benefícios sociais. A decisão sobre a concessão de benefícios é técnica e não política.
Conforme informações da Semcias, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Durval Andrade Filho é o responsável pelo atendimento do Distrito de Nova Casa Verde, onde a equipe técnica da unidade é responsável pelo atendimento às famílias cadastradas. Essa equipe técnica realiza o atendimento social e, posteriormente, visita in loco para avaliação da necessidade das famílias.
Havendo a necessidade de concessão de benefícios, são realizadas as intervenções para assegurar os direitos das famílias que precisam dos serviços ofertados pela unidade.
A equipe do CRAS Durval Andrade Filho se desloca duas vezes por semana até o Distrito de Nova Casa Verde (às terças e quintas-feiras). Se tiver algum caso emergencial já concedem o benefício. Se não, fazem as visitas in loco e depois voltam para fazer a entrega do benefício.
Este é um trabalho permanente e contínuo, que existe desde o início da gestão municipal e, mesmo no período eleitoral é mantido pois trata-se de serviço prioritário e emergencial para as famílias mais vulneráveis.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!