As comunidades católicas de Nova Andradina e Batayporã, participaram nesta quinta-feira (08) das celebrações de Corpus Christi, data em que os cristãos celebram a Eucaristia, Corpo e o Sangue de Cristo.
Tanto em Nova Andradina, quanto em Batayporã, as Igrejas ficaram lotadas de fiéis durante a Santa Missa e em seguida, seguiram em procissões com o Corpo de Cristo pelas ruas que foram enfeitadas. Durante as caminhadas, as cidades receberam as bênçãos de Jesus Eucarístico.
Nova Andradina
Em Nova Andradina, tudo foi preparado em comunhão entre o Santuário Imaculado Coração de Maria e as paróquias São Vicente de Paulo e São José.
Pela manhã ocorreu a tradicional confecção dos tapetes que iriam decorar as vias por onde, mais tarde, passou a procissão.
Às 15h, ocorreu a Santa Missa na Praça ao lado da Prefeitura Municipal e, logo em seguida, a tradicional procissão e benção do Santíssimo Sacramento na rotatória do obelisco, entre as avenidas Antônio Joaquim de Moura Andrade e Eurico Soares Andrade.
Vale destacar que, em Nova Andradina, neste ano, a solenidade de Corpus Christi que, até então era apenas ponto facultativo, passou a ser feriado municipal devido à sanção da Lei 1737.
Imagens de Nova Andradina
Batayporã
Na cidade de Batayporã, os católicos também se reuniram nesta quinta-feira (08) pela manhã para confecção dos tapetes da procissão e organização da celebração, que ocorreu às 15h, tendo início na igreja matriz Santo Antônio de Pádua.
Imagens de Batayporã - Pastoral da Comunicação
Corpus Christi
O significado de Corpus Christi é celebrar o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É uma solenidade religiosa da Igreja Católica e acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia. A festa foi criada de maneira oficial durante o pontificado do papa Urbano IV, em 1264.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961, no dia são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. A tradição de decorar as vias começou pela cidade de Ouro Preto (MG).
A procissão é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.