Publicado em 28/03/2023 às 08:57, Atualizado em 28/03/2023 às 13:09

Projeto do curso de História da UFMS, em parceria com a FUNAC, organiza o acervo documental do Museu Municipal de Nova Andradina

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Parte do acervo fotográfico - Imagem: Projeto curso de História - CPNA

Em fevereiro de 2022, a professora Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski, do Curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Nova Andradina, apresentou para a diretora da FUNAC, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, um projeto para a digitalização do acervo documental do Museu  Municipal e logo foi firmada uma parceria para a preservação do material, que é de extrema relevância para a história da cidade.

No primeiro ano do projeto de extensão, os documentos foram higienizados, digitalizados e organizados em caixas para o arquivo do museu. Agora, uma nova fase do projeto se inicia, que é a verificação do material digitalizado e a criação de instrumentos de pesquisa.

Vale ressaltar que todo o trabalho está sendo feito de forma voluntária pelas acadêmicas Alice Feitoza, Maithê Alexandre, Andressa Moreira, Taís Avelino, Valéria Fortunato, Suellen Oliveira e Tamyris Santana e pela egressa Carla Henrique, todas do curso de História da UFMS/CPNA (Campus de Nova Andradina).

A digitalização do acervo é importante para a preservação dos documentos originais.

Os arquivos digitalizados facilitarão a pesquisa, já que a intenção é, futuramente, a disponibilização dos mesmos em uma página do museu, o que fará com que possam ser acessados de diferentes lugares. Além disso, o acesso aos arquivos digitais tira a necessidade de manuseio dos originais, evitando danos nos mesmos.

Fazem parte do acervo fontes históricas importantes, como o primeiro livro didático do município de 1985; várias edições de "O Pioneiro", jornal que circulou na cidade na década de 1960 e de outros jornais que apresentam elementos importantes da história local.

Também foi encontrado no acervo, uma documentação referente à Escola de Samba Unidos de Nova Andradina e outra referente ao concurso para escolha do hino da cidade.

Esses são alguns exemplos do conjunto documental do museu, que conta ainda com uma grande coleção de fotografias, que também foram digitalizadas e serão identificadas e catalogadas na continuidade do projeto.