Buscar

Projeto Monitor da Violência no Trânsito da UFMS, Campus de Nova Andradina, é destaque no Prêmio Senatran 2025

Cb image default
Imagem: Divulgação

Pelo 2º ano consecutivo, o Projeto Monitor da Violência no Trânsito, em Nova Andradina/MS, da UFMS/CPNA, é destaque no Prêmio Senatran. Na edição de 2025, foi aprovado como apto ao prêmio na Categoria 5 – Produção acadêmica na área de segurança no trânsito, relacionada aos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), desenvolvida nos anos de 2024 e/ou 2025. O trabalho foi submetido pelo acadêmico Gustavo Gonçalves Alberto, do curso de Ciências Contábeis, e orientado pelo professor Fabiano Greter Moreira.

O Prêmio Senatran 2025 é uma iniciativa do órgão máximo executivo de trânsito da União, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes (MT), cujo objetivo é fomentar iniciativas, projetos e produção técnico-científica voltados à segurança no trânsito, incentivando organizações públicas e privadas a aderirem ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), além de estimular o engajamento da sociedade brasileira na redução dos sinistros de trânsito, laureando as melhores iniciativas relacionadas ao tema. Em 2025, o concurso foi realizado com apoio da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (SGETI/SE/MT), no formato digital.

O objeto do prêmio consiste na produção de trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito, desenvolvidos por instituições de ensino, alunos e educadores da educação superior, bem como por projetos, programas, iniciativas e boas práticas dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), além de organizações, instituições ou empresas, com ou sem fins lucrativos, e empresas de transporte de passageiros e/ou cargas.

A contribuição do Monitor da Violência no Trânsito é fundamental para fomentar políticas públicas de mobilidade urbana no município de Nova Andradina/MS. Os dados levantados pelo projeto mapeiam os atendimentos relacionados aos sinistros de trânsito no centro urbano do município, direcionando indicadores essenciais para a prevenção, conscientização e educação no trânsito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.