A Câmara Municipal de Nova Andradina, por meio do Requerimento nº 17/2025, solicita informações detalhadas sobre o atendimento médico nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. A solicitação, de autoria do vereador Dito Machado (União Brasil), busca avaliar a qualidade dos serviços prestados, além de compreender a estrutura e os procedimentos adotados para garantir um atendimento eficiente e de qualidade à população.
O requerimento apresentado na sessão da Câmara de terça (25) aborda uma série de questões para o aprimoramento da saúde básica, entre elas, a quantidade média de consultas realizadas diariamente em cada unidade da ESF, os procedimentos adotados para o agendamento dessas consultas e como o sistema lida com casos de urgência e emergência, sem agendamento. Além disso, o vereador também questiona sobre o atendimento médico a pacientes vinculados a programas específicos, como os de hipertensão e diabetes, que necessitam de acompanhamento contínuo e medicamentos.
Outro ponto de destaque é a busca por alternativas para reduzir a procura por atendimentos médicos no hospital, direcionando o atendimento adequado para a atenção básica. O requerimento também questiona se existe uma padronização nos modelos de atendimento ou se as unidades têm autonomia para definir suas metodologias.
“Essas informações são fundamentais para avaliar a qualidade do serviço, identificar possíveis melhorias e assegurar que os pacientes recebam o suporte adequado, especialmente aqueles que dependem de acompanhamento contínuo”, frisa o vereador Dito.
O documento foi encaminhado para o prefeito municipal, Dr. Leandro Fedossi, e da secretária Municipal de saúde, Jozeli Chulli, para análise e providências.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.