Publicado em 27/07/2025 às 06:36, Atualizado em 27/07/2025 às 10:39
Durante visita técnica à nova sede do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran), os vereadores Dito Machado e Quemuel de Alencar, ambos do União Brasil, identificaram uma série de problemas que comprometem o funcionamento adequado do órgão. Em resposta à situação encontrada, apresentaram o Requerimento 67/2025, solicitando esclarecimentos ao Executivo Municipal.
Endereçado ao prefeito Leandro Fedossi e ao secretário municipal de Serviços Públicos, Raphael Perpétuo, o documento solicita informações detalhadas sobre as medidas adotadas para corrigir deficiências estruturais, operacionais e de pessoal no novo espaço do Demtran.
Entre os questionamentos, os parlamentares pedem informações sobre a existência de um cronograma para melhorias nas instalações, aquisição de mobiliário, instalação de bebedouros, fornecimento de materiais, manutenção de veículos — como a troca de pneus — e outros itens essenciais ao funcionamento da unidade.
Outro ponto importante abordado é o déficit de pessoal. O requerimento solicita o número atual de servidores lotados no departamento e a previsão de reforço da equipe por meio de concurso público ou outra forma legal de contratação.
Segundo os vereadores, a precariedade da estrutura física é evidente, incluindo a falta de limpeza básica nos banheiros e no chão da unidade. “O cenário é incompatível com a responsabilidade do setor, que é essencial à organização do trânsito e à segurança da mobilidade urbana”, destacam Dito e Quemuel.
Para os autores do requerimento, é dever do Poder Público garantir a continuidade, eficiência e dignidade dos serviços prestados à população. Os vereadores agora aguardam as respostas da Prefeitura para avaliar eventuais encaminhamentos a partir das informações prestadas.