Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Gilberto Garcia, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, diretores de escolas públicas e privadas, Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Segurança realizaram reunião para abordar medidas de segurança no ambiente escolar. No mesmo ato, participantes integraram videoconferência com o Grupo IIN, empresa que atuará em escolas do Estado com sistema de monitoramento por câmeras.
Mediada pela secretária de educação Giuliana Másculi, a reunião contou com participação ativa de todos os presentes. Após denúncias de mensagens publicadas em redes sociais, atentatórias à segurança dos alunos no ambiente escolar, autoridades vinculadas ao tema decidiram dialogar sobre o assunto, desenvolvendo estratégias e averiguando fatos, a fim de evitar o pânico e ações precipitadas das instituições de ensino.
Conforme apontado por todos os diretores escolares, maior parte do sentimento de insegurança é proveniente de notícias falsas, geralmente elaboradas por alunos das próprias escolas. Em relato, o diretor Augusto Teixeira, da E.M. Prof. João de Lima Paes, lembra de casos similares: "Esse tipo de fake News é recorrente. Em nossa unidade escolar, investigamos ameaças do mesmo tipo e concluímos que um aluno da própria escola havia escrito. Em conversa com os pais do aluno, observamos tratava-se apenas de brincadeira de mau gosto da criança", explica o diretor.
Ainda, o chefe do Executivo mencionou que não há motivo para pânico, mas todos os cuidados devem ser tomados: "Não há indício algum de que as escolas do município possam receber qualquer ataque criminoso. Entretanto, toda unidade escolar deve estar sempre alerta. Iremos passar os protocolos para os diretores, além de investir em mais segurança nas escolas municipais", disse Gilberto.
O Delegado Regional André Novelli também orientou a equipe escolar, além de incentivar a comunicação entre escolas e polícia civil: "Conforme apurado por nossa inteligência, não há motivo para não encaminhar as crianças para as escolas nos próximos dias. Infelizmente, todo o país tem passado por um momento complicado, com grande volume de falsas informações circulando pela intenet. É muito importante que os pais colaborem neste momento, verificando mochilas e telefones celulares dos filhos, já que em maioria dos casos, as ameaçam vêm de dentro do próprio ambiente escolar, sejam falsas ou não", relata.
Contribuindo também com o diálogo e monitoramento, o Tenente Coronel do 8º Batalhão de Polícia Militar, J. Roberto, fez o uso da palavra: "Além de termos intensificado as rondas escolares nos últimos dias, iremos disponibilizar um oficial em cada escola, seja ela pública ou privada, nos dias 19 e 20 de abril. A medida tem como objetivo trazer o sentimento de segurança aos pais e alunos, pois não há real ameaça para se preocupar", pontua. Ainda, J. Roberto afirma que a intensificação das rondas escolares não será temporária, mas um compromisso com a cidade, além de ser ordem superior do governo do Estado.
Como medida imediata, as escolas municipais receberão ajustes para aumentar a segurança dos prédios; portões cadeados, ampliação dos muros, manutenção e inserção de câmeras de segurança. Ademais, há previsão de abertura de vagas para psicólogos e assistentes sociais nas escolas de Nova Andradina, as quais já serão disponibilizadas no próximo concurso, que terá edital publicado nos próximos meses. Giuliana Másculi, secretária de educação, reforçou o pedido já feito à comunidade escolar.
"Neste momento, a ajuda dos pais é indispensável. Na maior parte dos casos de ameaças, percebe-se que o autor é aluno da instituição de ensino. Felizmente, não passam de brincadeiras. Entretanto, a comoção gerada pela população é preocupante, causando pânico. Sendo assim, peço para que pais e responsáveis inspecionem telefones celulares, verificando conversas com conteúdo inapropriado e perigoso, além de fiscalizarem mochilas", pediu a secretária de educação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.