Salvar vidas. Esta é a grande missão do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Celebrando nesta sexta-feira, dia 1 de outubro, 8 anos de serviços prestados em Nova Andradina, a instituição de atendimento pré-hospitalar é motivo de orgulho, pois presta um serviço de excelência e construiu uma história forte na saúde pública do município.
Desde a sua criação, a equipe já atendeu 16.171 chamados, dos quais 12.754 foram atendimentos clínicos e 3.417 atendimentos por traumas. Somente neste ano de 2021, foram registrados 1290 atendimentos até o dia 28 de setembro. O atendimento móvel de urgência e emergência é feito através do número 192.
A ligação é atendida na Central de Regulação em Dourados por um TARM – Técnico Auxiliar de Regulação Médica que colhe os dados do solicitante e transfere imediatamente a ligação para o MÉDICO REGULADOR, que é o responsável pela triagem e classificação da emergência, de acordo com a necessidade da ocorrência.
Na análise da enfermeira e coordenadora, Graziela Braz da Silva, o Samu preenche uma lacuna importante ao minimizar as consequências nefastas ocasionadas pelo improviso e/ou falta de preparo no momento do socorro às situações de urgência/emergência.
“Três palavras resumem o trabalho dos profissionais e a história do SAMU: acreditar, coragem e confiança. Acreditar que é possível fazer a diferença na vida das pessoas. Coragem para enfrentar os desafios que se apresentam no dia a dia. Confiança por parte da população, pois o compromisso principal é com as pessoas”, comentou Graziela.
A técnica em enfermagem, Ana Maria Seleguim, que faz parte da equipe há 7 anos, é grata pela oportunidade de trabalhar no SAMU, pois a experiência trouxe ganhos na sua vida pessoal e profissional.
“Este é um trabalho que só me faz crescer, tanto profissionalmente como pessoalmente. Ajudar a socorrer as pessoas, salvar vidas, é uma sensação indescritível, me faz sentir bem. Já passei por muitas coisas ao longo desses anos e o sentimento é de gratidão”, disse.
Como é a atuação do SAMU
• ORIENTAÇÃO POR TELEFONE: Quando a situação do paciente pode ser resolvida por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações médicas.
• DESLOCAMENTO DE VIATURAS: De acordo com a gravidade da ocorrência, o médico envia a viatura ao local para atendimento.
Quando devemos acionar o SAMU?
• Dores no peito de aparecimento súbito
• Crises convulsivas
• Perda da consciência
• Sangramentos e hemorragias
• Acidentes de trânsito com vítimas
• Traumas em tórax, abdômen e fraturas
• Situações de intoxicação ou envenenamento
• Queimaduras graves
• Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto
• Quedas acidentais
Orientações importantes para facilitar o atendimento pelo SAMU:
• Tentar manter a calma quando fizer a solicitação via telefone, para que as informações solicitadas pela equipe da regulação sejam repassadas da melhor forma possível;
• Passar o endereço, o mais correto possível, para facilitar a localização pela equipe, agilizando a chegada do socorro
• E principalmente, ouvir atentamente as orientações do médico regulador, ajudando o paciente no que for possível até a chegada da ambulância e diminuindo possíveis complicações.
A equipe técnica que compõe o SAMU de Nova Andradina está composta pelos seguintes profissionais:
• Enfermeira:
Graziela Braz da Silva
• Técnicos de Enfermagem:
Ana Maria de Souza L. Seleguim
Edna da Silva Amarante
Milena Cristina da Silva
Marcos Ribeiro Vital
Rosimeire Holanda da Silva
• Condutores Socorristas:
Adriano de Souza Toloti
Marcos Roberto Novais Teles
Rodrigo Barbosa Duarte
Silvio Luiz Rodrigues.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.