Publicado em 02/02/2022 às 09:24, Atualizado em 02/02/2022 às 21:47
Após ataque hacker que derrubou todo seu sistema operacional em dezembro, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) já emitiu novas contas de água para corrigir as falhas que levaram parte dos consumidores a reclamar os valores em suas faturas.
O diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, lamentou o ocorrido, mas tranquilizou a população, garantindo que a Sanesul já tomou as providências, emitindo novas contas com valores corretos das faturas.
Ele disse que ‘infelizmente, no mês de dezembro, a Sanesul sofreu um ataque cibernético, obrigando a companhia a decidir fazer o faturamento pela média, em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.
Segundo ele, “essas famílias passaram a receber, em vez de uma conta de R$ 53,00, que correspondia à cota básica, uma conta com tarifa fixa de R$ 13,00, mais o consumo’.
“Isso aí tem uma redução média de R$ 29,00 no valor da conta. Os erros verificados durante o faturamento de dezembro de aproximadamente 13 mil contas, a Sanesul já corrigiu, fazendo a emissão de novas faturas, e elas estarão sendo distribuídas a todos os clientes de todas as localidades de Mato Grosso do Sul. Quero tranquilizar a população, que ninguém terá nenhum prejuízo”, garantiu o diretor.
Transtornos
Um ataque hacker identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, um domingo, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento que atende 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, fazendo com que os serviços oferecidos pela plataforma ficassem interrompidos.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Capital, detalhando o ataque que comprometeu todas as funções do sistema, entre as quais, registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.