Publicado em 18/03/2023 às 09:27, Atualizado em 18/03/2023 às 13:32
Luciana Bispo do Rosário Alves, de 43 anos, passará por consulta com especialista nesta segunda-feira (20) no Hospital Universitário
Na manhã deste sábado (18), o secretário de Saúde de Nova Andradina, Hernandez Ortiz, disse ao Nova News que a moradora Luciana Bispo do Rosário Alves, de 43 anos, que sofre com um problema no esôfago, passará por avaliação de um cirurgião nesta segunda-feira (20), em Dourados.
Conforme noticiado pelo site nesta sexta (17), a moradora do Bairro Argemiro Ortega sofre, desde 2019, com uma hérnia no esôfago, sendo que, a deformidade no tubo que liga a garganta ao estômago a impede de se alimentar normalmente e também de se hidratar, pois, geralmente ela vomita quase tudo o que ingere.
O problema de saúde afeta tanto Luciana que ela chegou a registrar uma perda expressiva de peso em decorrência da doença, passando de 140 kg para apenas 50 kg, além de fraqueza constante.
Na publicação que foi ao ar nesta sexta (17), às 16h24, a família de Luciana pedia ajuda da população para arrecadar cerca de R$ 20 mil por meio de uma vaquinha on-line para a realização de uma cirurgia particular, sendo que, segundo documento apresentado pela, a rede pública não disporia do procedimento em sua gama de serviços.
Segundo a paciente, por volta das 17h, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com ela informando que havia sido agendada uma consulta para avaliação com um cirurgião nesta segunda-feira (20), às 08h, no Hospital Universitário (HU) de Dourados. “A moça me disse que eles já vinham tentando marcar essa consulta há algum tempo”, afirmou.
Na manhã deste sábado (18), o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, confirmou ao Nova News que Luciana passará pelo especialista. “Um carro do município vai levá-la até Dourados e, após essa avaliação, teremos um panorama mais detalhado da situação. Se ela será operada não sabemos, pois, será a partir desta avaliação que teremos uma posição mais clara do quadro de saúde dela”, explicou.
Ortiz ainda disse que desde que assumiu a Secretaria de Saúde vem trabalhando no caso de Luciana. “Ela já passou por vários exames e nós já mantivemos contato com uns 20 médicos para falar sobre o assunto. Estamos batalhando e, claro, fica nossa torcida para que a partir dessa avaliação pela qual ela passará em Dourados tenhamos condições de ajudar na resolução da situação dela”, pontuou.
Nas palavras do secretário, há também outros casos delicados de pacientes de Nova Andradina que estão sendo tratados com empenho dentro das possibilidades da Secretaria de Saúde.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.