Ao longo da última semana, a campanha Faça Bonito, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), teve uma série de ações especiais em Batayporã. As atividades iniciaram na terça-feira (14), quando equipes da Rede Socioassistencial começaram a percorrer as escolas municipais com intervenções lúdicas e profissionais sobre o assunto.
Uma das abordagens foi o "semáforo do toque", que ensina a proteção ao próprio corpo. Além disso, foram desenvolvidas atividades impressas e distribuídas às crianças lembrancinhas de conscientização. Após a Rede Municipal de Ensino, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes (Núcleo) também recebe as intervenções.
A Proteção Social Especial promoveu ainda blitz no Auto Posto Tigrão II. Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações aos motoristas e funcionários. Na mesma data, outro marco buscou chamar a atenção da comunidade: Rede Socioassistencial, servidores públicos de diversos setores, parceiros da campanha e representantes do Poder Executivo se uniram na região da Lagoa do Sapo com balões, faixa, adesivos e material de orientação nas cores da campanha (laranja, amarelo e roxo), para destacar o tema.
O objetivo foi disseminar informações técnicas, como a caracterização do abuso e exploração, a atuação do Poder Público no combate e prevenção a esses crimes, além da importância de realizar denúncias.
A campanha “Faça Bonito” é conduzida em Batayporã pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é vinculada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ambos enfatizam que para denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes, a população pode utilizar os seguintes canais anônimos:
Conselho Tutelar de Batayporã: (67) 99284-9955
Disque 100
Polícia Militar: 190 e (67) 99661-1694
Polícia Civil: (67) 3443-1268 (fixo e WhatsApp)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.