Publicado em 14/06/2020 às 05:56, Atualizado em 14/06/2020 às 10:03
Por meio da ferramenta, todos os sepultamentos ocorridos serão registrados e atualizados
A informatização dos serviços públicos municipais chegou também ao Cemitério Santa Bárbara. O governo de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração, está implantando um sistema de gerenciamento com o objetivo de facilitar a identificação e localização de jazigos.
Segundo o secretário da pasta, Valter Valentin Pinto, além da segurança da informação e da praticidade nos trâmites de sepultamento e consultas, o sistema vai trazer mais conforto para familiares e amigos dos inumados, que vão poder consultar de casa as informações gerais referentes ao sepultamento.
Por meio deste sistema, todos os sepultamentos ocorridos serão registrados e atualizados, gradativamente, até que se alcance 100% dos túmulos existentes na necrópole facilitando assim a localização de jazigos e cadastro dos sepultados.
Pelo sistema, a população poderá fazer uma consulta digital para obter informações sobre todos os sepultamentos ocorridos como nome, filiação, data de nascimento, morte e sepultamento, local da sepultura (número do tumulo e quadra em que se encontra, incluindo mapa para localização que poderá ser visualizado na tela do computador).
O trabalho de mapeamento, cadastramento das informações e capacitação dos servidores que utilizarão este programa, é de responsabilidade da equipe coordenada pela Secretaria de Planejamento e Administração.
“Não há um prazo determinado para a conclusão do sistema, devido à sua complexidade, mas esperamos que até o final deste ano o cidadão tenha mais esse serviço à disposição. Esta é a determinação do prefeito, para que todo este acervo histórico armazenado esteja disponível para consulta, otimizando os processos tanto para a administração do cemitério quanto para as famílias”, encerra Valter.