Buscar

Sob calor de 40ºC, estudantes de Nova Andradina sofrem em salas com aparelhos de ar condicionado quebrados

Pais apontam omissão do poder público e recorrem a rifas e bingos para tentar consertar os aparelhos.

Cb image default
Imagens: Eduardo Menezes

Estudantes da rede municipal de educação têm enfrentado dificuldades para se concentrar durante as aulas devido às altas temperaturas que chegam a alcançar os 40ºC dentro das salas.

Embora as unidades ligadas à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) tenham recebido toda a instalação necessária para a climatização, alguns aparelhos de ar-condicionado ainda não estão funcionando por estarem quebrados.

Para tentar contornar essa situação, os pais, que apontam para omissão do poder público municipal, estão se mobilizando, organizando bingos e rifas para custear o conserto dos aparelhos.

Cb image default
Pais de alunos da Escola João de Lima Paes falaram ao Nova News sobre as questões de calor relatadas pelos filhos

Daniel Matos, morador de Nova Andradina e pai de dois filhos que estudam no Colégio João de Lima Paes, escola sob responsabilidade do poder público municipal, relatou ao Nova News que, em uma das salas onde seu filho estuda, o aparelho de ar-condicionado está quebrado há vários dias, causando desconforto devido ao calor excessivo.

"Eu acho um descaso. Em dias tão quentes, um dos meus filhos me disse que a professora teve que levá-los para o pátio para continuarem as atividades devido às reclamações das crianças sobre o calor."

"Os professores e diretores são fantásticos. Eles cuidam dos nossos filhos com muito amor, mas estão com as mãos atadas e às vezes não podem reclamar para evitar retaliações", desabafou o pai.

O Nova News apurou que, além do Colégio João de Lima Paes, a Escola Efantina de Quadros também enfrentou problemas de manutenção em seus aparelhos de ar-condicionado. No entanto, após o caso chegar à Câmara de Vereadores, profissionais foram designados para verificar os aparelhos na instituição.

O tema veio à tona após o vereador Ceará do PT constatar o mau funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado em algumas salas de aula. Ele verificou ainda que, em alguns casos, é necessário recorrer a bingos e rifas para arcar com os custos dos consertos.

Cb image default
Segundo apurado, falta de manutenção tem prejudicado também a geração de energia solar no João de Lima

Somente dias após o parlamentar trazer o assunto à tribuna da Câmara, é que as unidades começaram a receber visitas técnicas. No entanto, pouco avanço foi observado, havendo inclusive relatos de placas de energia solar que não estão em funcionamento.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.