Publicado em 18/10/2022 às 12:55, Atualizado em 18/10/2022 às 21:42
Na manhã desta terça-feira (18), uma solenidade marcou a comemoração do 43º aniversário do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) em Nova Andradina.
O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), coronel Marcos Paulo Gimenez; do comandante do Comando de Policiamento de Área 1 (CPA-1), coronel Everson Antônio Rozeni; e do comandante do 8º BPM, tenente-coronel José Roberto de Souza.
Também estiveram presentes os militares que integram o Batalhão, bem como de outras áreas, além de demais autoridades policiais, bombeiros militares, representantes da sociedade civil, membros do Poder Judiciário, Ministério Púbico, prefeitos, vereadores e outras autoridades políticas, bem como empresários, comerciantes e personalidades de toda a região, sendo que, alguns dos convidados foram homenageados como forma de reconhecimento pelo apoio dispensado à Polícia Militar.
Diversas autoridades fizeram uso da palavra, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo 8º BPM em todo o Vale do Ivinhema e ressaltando a importância da instituição para o combate da criminalidade e a consequente manutenção da segurança pública.
Em sua fala, o comandante do 8º BPM citou as parcerias conquistadas pela corporação, elencou as conquistas e ações realizadas nos últimos meses bem como agradeceu o apoio de todos que, de forma direta ou indireta, colaboram com a Polícia Militar.
Ao discursarem, tanto o comandante do CPA-1 como o comandante da PMMS destacaram os trabalhos realizados pelo 8º BPM e conclamaram a sociedade a reconhecer e valorizar e os esforços empregados pela corporação para o bem da população.
Já na parte final da solenidade, ocorreu o desfile dos militares e também dos integrantes dos projetos sociais desenvolvidos pelo 8º BPM.
Na sequência foi servido um coquetel para todos os presentes, que puderam conhecer melhor atual estrutura da Polícia Militar em Nova Andradina.
História
No dia 17 de outubro de 1979, foi implantada, no município de Nova Andradina, a Polícia Militar, inicialmente com a denominação de Núcleo da Companhia Independente de Polícia Militar (NU/CIPM), por força de portaria baixada pelo comando-geral.
Em 1990, o NU/CIPM, passou a denominar-se 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, por força da Lei 1.085 de 27 de agosto. Já em 2002, a 4ª CIPM, passou a denominar-se 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM).
Atualmente, o 8º BPM responde pelo policiamento militar em Nova Andradina, e também em outras cidades e distritos da região como Nova Casa Verde, Ivinhema, Vila Amandina, Batayporã, Angélica, Ipezal, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.
A unidade conta com Rádio Patrulha, Força Tática, Equipe Operacional de Trânsito e ações como o Programa Mulher Segura, Ronda Escolar e o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O 8º BPM conta com cerca de 160 militares espalhados por toda sua área de atuação, trabalhando de forma intensiva pela segurança da população, sendo conhecido como "O Guardião do Vale do Ivinhema".
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.