Neste mês de janeiro de 2026, o Nova News recebeu denúncia de um cidadão sobre o suposto sucateamento do Conselho Tutelar de Nova Andradina, sendo que, após isso, uma equipe do site esteve no local para fazer uma visita ao órgão público e conferir as condições de trabalho na unidade.
Durante essa visita, o site realmente constatou vários problemas e dificuldades que são enfrentadas pela equipe do Conselho Tutelar. Logo de cara, foi possível perceber que a fachada do órgão carecia de serviços de zeladoria, com mato alto na calçada. Além disso, a placa de identificação, com o contato do órgão e outras informações importantes, estava ilegível devido à ação do sol e da chuva.
Já no interior do imóvel onde está instalado o Conselho Tutelar, o Nova News constatou as seguintes situações:
COMPUTADORES SUCATEADOS (O MAIS RECENTE FOI DOADO PELO ESTADO, POR MEIO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (SIPIA), EM 2013. O OUTRO É UM NOTEBOOK QUE ESTÁ QUEBRADO E QUE AS CONSELHEIRAS TENTAM USAR MESMO ASSIM. TEM ATÉ CONSELHEIRA QUE LEVA SEU NOTEBOOK PESSOAL PARA CONSEGUIR TRABALHAR - Imagem: Acácio Gomes / Nova News
Além disso, o Nova News apurou que até mesmo as canetas utilizadas pelas conselheiras são compradas de forma particular por elas, uma vez que o município fornece apenas canetas na cor verde, porém, para os ofícios e outros documentos é exigido preenchimento e assinaturas na cor azul. Outra demanda é a questão elencada é com relação à limpeza do local, uma vez que, conforme foi relatado, às vezes passam-se vários dias sem que o município encaminhe uma profissional para fazer a higienização do espaço.
Como se não bastassem todas essas situações, a falta de pessoal também é um grave problema enfrentado pelo órgão. A equipe é formada por apenas cinco conselheiras (sem suplentes), dois motoristas e uma servidora administrativa, assim, quando alguém tira férias ou pega atestado, os trabalhos ficam prejudicados.
No que diz respeito à remuneração, foi apurado que as conselheiras e os motoristas não recebem pagamento pelos plantões e dias em que precisam ficar de sobreaviso.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração seria a falta de segurança. No local não há nenhum tipo de vigilante ou profissional para resguardar a integridade das conselheiras, que, dependendo das ocorrências atendidas, acabaram se sentindo ameaçadas ou intimidadas pelas partes envolvidas.
Outro lado
Após verificar a situação, o Nova News encaminhou todas as demandas para a Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) do Governo Municipal de Nova Andradina, em busca de respostas sobre a situação, sendo que, nesta quinta-feira (22), o site obteve retorno.
Segundo a Cogecom, recentemente houve a migração do Conselho Tutelar que, antes era ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCIAS) e que, agora, passou a ser gerido pela Secretaria de Finanças e Gestão.
Conforme o posicionamento enviado ao Nova News, o secretário da pasta, Hernandes Ortiz, se comprometeu a fazer uma verificação detalhada de todos os pontos apresentados pelo Nova News para que as devidas providências sejam tomadas e o Conselho Tutelar possa passar por uma reestruturação.
Importância
Vale destacar que o Conselho Tutelar é um órgão de extrema importância para a sociedade, sendo responsável pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes, atendendo denúncias de casos de violação e realizando os devidos encaminhamentos para os serviços especializados, conforme é preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em outras palavras, o Conselho Tutelar funciona como a porta de entrada para o sistema de proteção do Estado.
Atendimento em Nova Andradina
Na cidade de Nova Andradina, o Conselho Tutelar fica na Rua São José, 1015. O atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. O plantão 24h pode ser acionado pelo contato (67) 9 8427-6600.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.














Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.