Publicado em 18/04/2025 às 11:59, Atualizado em 18/04/2025 às 16:02

TCU faz consulta pública sobre situação de 251 pontes federais em MS

Objetivo é colher dados sobre iluminação, sinalização, largura das vias e rachaduras

Campo Grande News,
Cb image default
Ponte Helio Serejo, entre MS e SP, recebe obras do Dnit para reforço estrutural. Foto: Divulgação

O TCU (Tribunal de Contas da União) faz consulta pública até o dia 30 de abril sobre a qualidade e segurança das pontes em rodovias federais. Em Mato Grosso do Sul, são 251 estruturas cadastradas. Mas, na parcial divulgada na última quarta-feira (dia 16), o órgão federal tinha recebido somente três contribuições de MS.

No País, são 5.985 pontes, somadas as de responsabilidade do governo federal e aquelas sob a gestão da iniciativa privada.  Até o momento, o tribunal recebeu 394 contribuições de cidadãos que enviaram opinião sobre aspectos como iluminação, sinalização, largura das vias e rachaduras.

O objetivo é saber se o usuário se sente seguro ao trafegar pelas pontes do Brasil.

Os dados coletados vão apoiar a fiscalização para avaliar a gestão da manutenção da malha rodoviária federal, responsabilidade do Ministério dos Transportes, do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Como participar - Para responder ao questionário, você pode acessar a página on-line ou baixar o aplicativo TCU Mobile e preencher os campos solicitados. A manifestação pode ser feita de forma anônima ou identificada. Todas as informações fornecidas serão analisadas pela equipe do TCU.    Pelo questionário on-line:  Clique e acesse: Como estão as pontes por onde você passa?

Pelo aplicativo, baixe o TCU Mobile (Android e iOS).