Buscar

Trazendo relíquia do Beato Carlo Acutis, padre Fábio Vieira celebra nesta sexta-feira (14) em Nova Andradina

Cb image default
Imagens: Divulgação / Reprodução

Trazendo consigo uma relíquia do Beato Carlo Acutis, o padre Fábio Vieira, que é chanceler da Diocese de Santa Cruz de Corumbá (MS), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Reitor do Santuário de mesmo nome, na cidade de Ladário (MS), considerado o maior propagador da devoção ao jovem que foi beatificado em outubro de 2020, celebrará uma santa missa nesta sexta-feira (14), às 19h, no Santuário Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina.

O momento de espiritualidade, voltado de forma especial aos jovens, mas aberto a toda a comunidade, ocorre no encerramento da Semana Missionária e Vocacional, que teve início no último domingo (09) e que, ao longo da semana, contou com diversas atividades.

Além de presidir a celebração, o padre Fábio Vieira fará exposição da relíquia de Carlo Acutis e, com ela, ministrará uma bênção especial sobre todas as pessoas presentes.

Cb image default

Sobre Carlo Acutis*

Nascido em Londres em 1991 e tendo vivido em Milão, Carlo faleceu em 2006 em Monza de uma leucemia fulminante. Foi declarado venerável no verão de 2018, e beatificado em outubro de 2020. Em 06 de abril de 2019 seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis, a pedido do arcebispo de Assis-Nocera Úmbria-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino.

“Tinha uma grande abertura aos outros, sobretudo aos mais necessitados, sem nenhuma distinção de raça ou religião”, afirma o postulador de sua Causa de Beatificação, o jornalista do L’Osservatore Romano Nicola Gori.

Carlo foi sempre um jovem normal, com hábitos semelhantes aos seus pares, amava estudar, jogar futebol e estar com os outros. “Porém – ressalta Gori – descobriu um grande amigo, Jesus. E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação”.

Em virtude disso, realizou uma exposição sobre os milagres eucarísticos, para compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus.

Cb image default
Beato Carlo Acutis - Imagem: Arquivo / Divulgação

“Ele era um gênio – diz Gori – porque mesmo não tendo completado os estudos especializados, era capaz de criar programas de computador melhor que os acadêmicos e de usar as mídias sociais com o objetivo de evangelização e promoção humana”.

Os pilares de sua espiritualidade eram Nossa Senhora e a Eucaristia, que encontrava todos os dias no altar e também na busca pelos pobres. Em casa, pedia para colocar a sobra de comida em recipientes, para então levá-la aos desabrigados locais.

“À noite – conta Gori – ele costumava ir com os pais pelas ruas de Milão, para distribuir cobertores e refeições quentes aos desabrigados”.

Dava a justa medida ao dinheiro e se zangava quando queriam comprar-lhe um segundo par de sapatos. Além disso – acrescenta o postulador – “ele tinha o hábito de juntar as ajudas semanais que lhe eram dadas pela família, para entregá-las aos necessitados da Obra de São Francisco em Milão”.

Entre as tantas histórias, há também aquela sobre os porteiros de alguns imóveis próximos a sua escola. “Quando ele saía de bicicleta de manhã – conta Gori – ele parava para conversar com essas pessoas, sobretudo imigrantes pertencentes a outras religiões”.

E depois tem a história sobre o batismo do empregado de Carlo, vindo das Ilhas Maurício, e no centro do processo de beatificação. “O homem – especifica o postulador – declarou que foi convertido por Carlo, a partir do testemunho e da coerência de vida deste jovem, mais do que de palavras”.

Cb image default
Padre Fábio Vieira durante visita ao corpo de Carlo Acutis, que fica exposto em Assis, na Itália - Imagem: Reprodução

Tão logo baixou o hospital, disse aos pais: “Ofereço os sofrimentos que deverei sofrer ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu”. E diante dos sofrimentos, procurava minimizar. “Há pessoas que sofrem muito mais do que eu”, respondia às enfermeiras que lhe perguntavam como ele estava. E acrescentava: “não acorde a mãe que está cansada e se preocuparia mais”.

Ordenação do diácono Sócrates

Vale destacar que neste sábado (15), ocorrerá a ordenação presbiteral do diácono Sócrates, que, a partir de então, será padre. O Nova News fez uma entrevista com ele especialmente sobre esse tema e a matéria está disponível clicando aqui. (*As informações são do site Devotos de Carlo Acutis Oficial Brasil).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.