Publicado em 26/10/2022 às 14:08, Atualizado em 26/10/2022 às 18:21

Última semana de inscrições em cursos técnicos EAD do IFMS

Processo seletivo oferta 1.064 vagas em três diferentes cursos, com polos presenciais em 17 municípios

IFMS,
Cb image default
Imagem: Arquivo Nova News

Os interessados em fazer um curso técnico a distância no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm até domingo, 30, para efetuar inscrição no processo seletivo com oferta de 1.064 vagas. Os cursos técnicos subsequentes de curta duração (de um a dois anos) são voltados para aqueles que já concluíram o ensino médio e almejam possuir uma formação técnica profissional.

As opções são Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática. As aulas serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle), com um encontro presencial por semana no município onde a vaga é ofertada.

Os polos do IFMS se localizam em Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Inscrições - Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato. Para participar é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do Instituto Federal para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico no dia 10 de novembro, pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread). Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado em 16 de novembro. Já a classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro do ano que vem.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 19 e 27 de janeiro, com início das aulas entre 27 de fevereiro a 4 de março.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao e-mail [email protected].