A estação mais quente do ano, o verão, começa oficialmente às 17h48, no horário de Mato Grosso do Sul, desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2023.
A estação, caracterizada pelo aumento da temperatura e a sensação de dias mais longos, também é marcada por mudanças rápidas no tempo, com condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, ventos de intensidade moderada à forte e descargas elétricas.
Um prognóstico de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro), divulgado pela Subcom (Subsecretaria de Comunicação), com base em dois modelos de previsão do clima - média de múltiplos modelos climáticos e Inme - indica chuvas irregulares para Mato Grosso do Sul nos próximos 90 dias.
O Cemtec destaca ainda a atuação do fenômeno da La Niña, que atua há 3 anos seguidos. O modelo indica 50% de continuidade da La Ninã e 50% de neutralidade para o trimestre. A condição de normalidade dos fenômenos ENOS aponta para chuvas mais regulares e dentro da faixa normal.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas tendem a ser mais frequentes em quase todo o país. A exceção é o extremo sul do Rio Grande do Sul, o nordeste de Roraima e o leste do Nordeste.
Em Nova Andradina e região do Vale do Ivinhema, o verão começa com altas temperaturas, com previsões máximas que chegam aos 35°, já nos primeiros dias.
(*Com Subcom e Agência Brasil)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.