Publicado em 12/08/2023 às 13:45, Atualizado em 12/08/2023 às 18:01
Em propositura apresentada na 23ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, os vereadores de Nova Andradina buscaram mobilizar o Governo Municipal para viabilizar a implantação do programa “Farmácia Viva” no município. A iniciativa do Governo Federal visa o acesso de usuários do SUS a fitoterápicos com qualidade, segurança, eficácia e efetividade.
A sugestão foi oficializada na Indicação n°.: 303/2023, apresentada pelos vereadores Arion Aislan (PL), Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Fabio Zanata (MDB), Alemão da Semente (PDT), Deildo Piscineiro (PSDB), Cida do Zé Bugre (PL) e Gabriela Delgado (PSB), enviada ao prefeito Gilberto Garcia (PL) e ao secretário de Saúde, Hernandes Ortiz.
No pedido, os parlamentares solicitaram “que sejam providenciados esforços no sentido de cadastrar proposta de interesse e adesão à Chamada Pública ao SECTICS (Chamada Pública de Apoio à Estruturação de Farmácias Vivas) junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS) - 04 - 2023.
“Tal indicação visa possibilitar a parceria e o município ser selecionado no rol de projetos de estruturação de Farmácias Vivas, contribuindo para garantir o acesso de usuários do SUS a fitoterápicos com qualidade, segurança e efetividade, conforme a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF)”, destacaram os vereadores.