O Departamento de Vigilância em Saúde alerta sobre a ocorrência de um surto de cinomose em Nova Andradina e solicita que os tutores de cães procurem com urgência o seu veterinário para a realizar a vacinação do seu animal de estimação.
Segundo especialistas, a falta de imunização dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação e de óbitos.
A cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, que afeta principalmente filhotes ou outros canídeos com o sistema imunológico debilitado.
As formas de contágio são por meio do contato com as secreções nasais e urina de animais doentes, assim como pelo uso de objetos contaminados, como comedouros e bebedouros.
Entre os sintomas da cinomose estão tosse, secreção nasal e ocular, tremores, falta de coordenação motora e convulsões, que podem evoluir para óbito.
Para mais informações, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a Prefeitura de Nova Andradina, pelo telefone (67) 3441-1250 e solicitar a transferência da chamada para o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.