Publicado em 08/10/2024 às 10:52, Atualizado em 08/10/2024 às 15:03
No sábado, dia 06 de outubro de 2024, ocorreu, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Batayporã, a ordenação sacerdotal de Mateus Henrique Teixeira da Silva, de 27 anos.
A celebração, que foi presidida pelo bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti, reuniu a comunidade local e convidados especiais em um clima de muita fé e emoção.
Mateus nasceu 06 de abril de 1997 e é filho de João Ferreira da Silva e Maria Aparecida Teixeira da Silva, tendo como irmãos Alana Karina Teixeira da Silva, Ana Gabriela Teixeira da Silva e Pedro Miguel Teixeira da Silva.
Ele sempre foi um garoto muito esperto, intenso e apaixonado por música e instrumentos. Quando criança era muito agitado e briguento, contudo, sempre foi bastante fervoroso na oração. Ainda pequeno se identificava muito com a Renovação Carismática, pois participava com grande entusiasmo e fervor dos louvores e demonstrava um grande amor a Jesus Eucarístico.
Mais tarde, sua mãe, que era professora, trocou de profissão e assumiu o concurso do Banco do Brasil, fazendo com que eles se mudassem para a cidade de Pirapozinho (SP). Lá ele foi colocado em uma escola de música.
Muitas pessoas, quando atingem a adolescência, ficam um pouco relapsas em relação à parte religiosa da vida e com Mateus não foi diferente. Chegou a querer abandonar a catequese e parar de ir às missas. Contudo, sua mãe trazia a pedagogia de sua avó na qual faltar à missa não era uma opção, com ou sem vontade, participar das celebrações era o mínimo que poderia fazer. E a catequese também não poderia ser deixada de lado.
Em 2012, ele retornou à região para estudar no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Nova Andradina. Para isso, veio morar em Batayporã com suas tias, Lindalva e Sandra.
Segundo ele mesmo relata, veio com o pensamento de que em Batayporã estaria mais livre de ter que participar da igreja, mas, ele estava enganado. Com as tias, somente as missas dominicais não eram suficientes. Aproveitando seus dons musicais, sua tia Lindalva criou um grupo de música e o colocou para ajudar, tocando e cantando nas missas.
Em 2013 surgiu a oportunidade de Mateus participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, junto com o Caminho Neocatecumenal e ele voltou de lá maravilhado.
Em agosto de 2013, durante o encontro “Despertar”, sentiu, pela primeira vez, o chamado. Contudo, calou essa voz e seguiu sua caminhada normal na comunidade.
No ano de 2015 conheceu o carisma diocesano, quando um grupo veio fazer uma semana vocacional junto à catequese e nas escolas, e ele foi chamado para ajudar com a animação musical. A equipe era formada pelo diácono Ademir França e os seminaristas Ewerton Garcia, Rodrigo Souza e Ruan Paixão, hoje, todos padres da Diocese.
O diácono Ademir o chamou para o fazer o encontro vocacional, que ocorreria em Naviraí. Ele queria participar, mas, estava meio receoso de pedir para sua mãe. A Providência iluminou sua irmã mais velha, Alana, que, ao ligar para ele, descobriu seu desejo e decidiu que conversaria com a mãe deles.
Ao participar do encontro, descobriu que esta já era a última etapa, a da decisão. Foi orientado a conversar com o padre Sidnei Ribeiro, e esse o convidou para entrar para o seminário.
No dia 14 de fevereiro de 2016, antes mesmo de entrar no seminário, teve a prévia de uma parte do que seria seu trabalho como seminarista, servindo na posse do Padre Éverton Santos, que estava assumindo a Paróquia de Batayporã.
Em 27 de fevereiro de 2016 ingressou no Seminário Propedêutico de Naviraí. Como já havia concluído o ensino médio, nesse primeiro ano, além das formações e trabalho pastoral, estudava teclado. E, no ano seguinte, junto com outros seminaristas, foi para o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande, para cursar as faculdades de filosofia e teologia, respectivamente.
Em 2023, último ano de teologia, vinha fazer pastoral em Nova Andradina, na Paróquia São José, ajudando o padre Renato Nascimento.
No início de 2024, tendo concluído a fase de estudos, foi designado para fazer estágio pastoral na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ivinhema, com os padres Edielson Bonin e Antônio Mondoni.
Em 06 de abril de 2024, data de seu aniversário de nascimento, foi ordenado diácono transitório e, neste sábado, dia 05 de outubro de 2024, recebeu, pelas mãos de Dom Ettore Dotti, a ordenação sacerdotal, que foi celebrada na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua em Batayporã, um momento de forte emoção para toda a comunidade católica de Batayporã e da região.
Pelo menos até o final de 2024, padre Mateus Teixeira segue na Paróquia São Paulo Apóstolo, de Ivinhema, onde, conforme já informado, realizou seu estágio pastoral. (Acácio Gomes - Matéria produzida com a colaboração da Pastoral da Comunicação).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.