Publicado em 03/02/2025 às 08:16, Atualizado em 03/02/2025 às 13:03

Empresa realiza buscas para identificar reservas de gás natural no município de Ivinhema

Bataguassu e Angélica também estão no radar dos estudos

Bárbara Ballestero , Redação Nova News
Cb image default
Mapeamento na região da Gleba Itajubai - Imagens: José Portela - Nova News

Conforme acompanhou a equipe de reportagem do Nova News, profissionais da área de energia realizavam neste domingo (02) atividades de pesquisa em busca de jazidas de gás natural no município de Ivinhema. Os trabalhos, iniciados há cerca de um mês, estão concentrados na região do distrito de Amandina, especificamente na gleba Itajubai, considerada uma área com grande potencial para a descoberta de reservas.

Da região do Vale do Ivinhema, Bataguassu e Angélica também está no radar dos estudos conduzidos pela empresa Eneva – Soluções em Energia. O projeto integra uma ampla pesquisa para identificação de gás natural em Mato Grosso do Sul, anunciada pelo governo estadual no ano passado. Ao todo, 14 cidades serão contempladas, com um investimento total de R$ 200 milhões e a previsão de geração de mais de 400 empregos.

Cb image default

A pesquisa, que terá duração de 16 meses, foi detalhada em reunião entre representantes da Eneva e o governo estadual em setembro. A Eneva venceu uma licitação federal para realizar os estudos.

A expectativa, conforme detalhado pela direção da Eneva ainda no ano passado, é que a perfuração dos poços exploratórios tenha início entre 2026 e 2027. A descoberta de gás natural nessas cidades poderá impulsionar o surgimento de novas indústrias e fortalecer as já existentes.

Caso as pesquisas confirmem a presença de reservas, Ivinhema, Bataguassu e Angélica poderão se consolidar como polos de produção de gás natural, com impacto direto na economia local e na geração de empregos.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.