Publicado em 28/09/2023 às 05:17, Atualizado em 28/09/2023 às 18:21
Adaptabilidade, criatividade e uma comunicação eficaz são características indispensáveis para conduzir equipes e enfrentar desafios
No cenário empresarial atual, marcado por constantes transformações tecnológicas e desafios globais, a capacidade de liderar e se adaptar a mudanças tornou-se uma competência essencial para o sucesso das organizações. Diante desse contexto, empresas de diversos setores estão buscando líderes que possuam habilidades sólidas em gestão e, acima de tudo, saibam encarar transformações com flexibilidade, estratégica e adaptabilidade.
Independentemente do estilo de liderança, algumas características são essenciais para um bom líder, com destaque para o uso da tecnologia e a compreensão de dados. Contudo, em meio a tantos avanços, há uma busca por novos estilos de liderança que valorizem abordagens humanizadas, enfatizando o contato e as conversas no mundo real.
Na mesma medida, para ter equipes efetivas, as empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer boas condições de trabalho, com salários competitivos e pacotes completos de benefícios – como vale refeição, alimentação, combos de cursos livres, entre outros. Essas iniciativas buscam não apenas atrair talentos, mas proporcionar satisfação e motivação aos colaboradores, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Diversas pesquisas ressaltam a importância da adaptabilidade, pensamento crítico e uma comunicação eficaz para líderes atuais e futuros. Essas características são fundamentais para conduzir equipes e enfrentar os desafios em um ambiente de negócios em constante evolução. Portanto, líderes que possuam essas habilidades terão uma vantagem competitiva no mercado atual e estarão preparados para enfrentar eventuais desafios.
Prioridades das empresas no contexto atual
A valorização dos colaboradores é uma das principais questões para a gestão de pessoas contemporânea, como mostra uma pesquisa global da PwC. Medidas como desenvolvimento de habilidades, upskilling e reskilling – processo de aprimoramento contínuo das habilidades e competências dos colaboradores – e abordagens flexíveis são essenciais para atrair e reter talentos nas organizações.
Ter maturidade tecnológica, por exemplo, é de suma importância para o sucesso das empresas. Um líder eficiente sabe incorporar a tecnologia nos negócios, equilibrando preocupação com o futuro e resultados no presente.
Investimentos em tecnologia, como 5G, inteligência artificial e nuvem híbrida, estão entre as prioridades de líderes empresariais brasileiros, de acordo com uma pesquisa da IBM. Entretanto, é necessário atentar-se para que a tecnologia não se torne um empecilho, gerando distrações como excesso de comunicação em aplicativos de mensagens.
Assim, com o crescente uso de informações nas organizações, a data literacy, habilidade de analisar e extrair significados de dados, também passou a ser primordial. Os líderes não precisam ser especialistas, mas devem entender o suficiente para utilizar dados de forma estratégica.
A capacidade de tomar decisões embasadas por esse tipo de material e questionar os resultados são aspectos fundamentais. Em 2022, um estudo da Forrester revelou que 79% dos líderes afirmaram que os colaboradores recebem treinamento em dados.
Apenas 40%, no entanto, acreditam que a empresa promove as habilidades de data literacy que são esperadas deles. Nesse sentido, aponta-se que é papel dos líderes promover uma cultura de confiança nos dados, garantindo que os colaboradores recebam o treinamento necessário.
Vale mencionar ainda a importância de conversas individuais – conhecidas no mundo corporativo como one-on-one –, pois permitem que os líderes se conectem com seus funcionários, identificando problemas e oportunidades de desenvolvimento para cada membro da equipe.
Com talentos escassos sendo um dos principais desafios para os gestores de RH, segundo pesquisa da Gartner, a retenção de colaboradores passa a ser ponto-chave. O one-on-one destaca-se como uma ferramenta valiosa para construir relacionamentos significativos com o time e impulsionar o sucesso da organização.
Características importantes para lidar com as transformações
As habilidades essenciais para a liderança envolvem, especialmente, a adaptabilidade, que consiste em mobilizar a equipe para se ajustar rapidamente a novas realidades, conforme proposto por Ronald Heifetz, do Centro de Liderança Pública de Harvard. Além disso, o pensamento crítico desempenha um papel fundamental, permitindo que os líderes analisem questões com base em evidências concretas e cheguem a conclusões próprias, como destacado por Bernard Marr em seu livro "Future Skills", best-seller internacional publicado em 2022.
A criatividade também é aspecto desejado pelas empresas no mercado, o que incentiva a participação dos colaboradores nas decisões e valoriza a geração de novas ideias, contribuindo para tornar as empresas mais inovadoras.
Vale lembrar ainda a relevância da comunicação eficaz para transmissão clara de visão, objetivos e expectativas. Essa capacidade, conforme os especialistas no tema, não apenas garante que todos estejam na mesma página, mas também ajuda a construir relacionamentos positivos entre líderes e funcionários. Essa dinâmica leva a um maior engajamento e motivação no ambiente de trabalho.