Publicado em 04/06/2024 às 11:02, Atualizado em 05/06/2024 às 14:56
A Alemanha e a Espanha garantiram suas vagas na final da Eurocopa feminina 2025 com dois jogos de antecedência, mas a França terá que esperar após perder em casa para a Inglaterra.
Espanha, campeã mundial, garantiu sua vaga na final da Eurocopa feminina de 2025 ao se juntar à rival Alemanha, que também avançou na fase de classificação na terça-feira.
A Espanha carimbou o passaporte para o torneio na Suíça com uma dramática vitória por 3 a 2 em casa contra a Dinamarca. As dinamarquesas lideravam por 2 a 0 em Tenerife, mas três gols nos últimos 16 minutos proporcionaram uma notável reviravolta espanhola, isto segundo informações por sites esportivos especializados como o Planeta Goles.
Dois gols de Irene Paredes e o gol da vitória de Lucia Garcia nos acréscimos foram os momentos heroicos da Espanha, que derrotou a Inglaterra na final da Copa do Mundo de 2023.
A equipe de Montse Tome venceu todas as quatro partidas de qualificação no Grupo A2 até agora, colocando-as oito pontos à frente da Bélgica, terceira colocada.
As duas primeiras equipes nos grupos da Liga A da fase de qualificação da Euro 2025 se classificam automaticamente para a fase final. Mais cedo na terça-feira, a vitória da Alemanha por 3 a 1 fora de casa contra a Polônia no Grupo A4 confirmou a oito vezes campeã europeia como a primeira equipe a avançar com sucesso pelo processo de qualificação.
A Polônia assumiu a liderança em Gdynia por meio de Dominika Grabowska; no entanto, a Alemanha marcou três vezes após o intervalo.
Lea Schuller marcou dois gols, enquanto Klara Buhl marcou o outro, e as alemãs deixaram para trás uma decepcionante eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo, passando pelas eliminatórias com 100% de aproveitamento nos quatro primeiros jogos. A Suíça é a outra equipe garantida no torneio, por ser a nação anfitriã.
As equipes na Liga A competem para terminar entre as duas primeiras de seu grupo e avançar diretamente para a UEFA Women's EURO 2025 na Suíça (para a qual as anfitriãs estão automaticamente classificadas como referido antes). Enquanto isso, em todas as ligas, vagas nos play-offs, além de promoção e rebaixamento antes da próxima UEFA Women's Nations League, também estão em jogo.
A Albânia é a primeira equipe a garantir a promoção e uma vaga nos play-offs da Liga C após vencer Luxemburgo por 3 a 1. Embora Luxemburgo ainda possa alcançar as líderes vencendo os dois jogos restantes contra a Estônia no Grupo C5 de três equipes, a Albânia tem vantagem no confronto direto após perder apenas o jogo fora de casa por 2 a 1.
Eslovênia e Romênia se juntaram a Belarus ao alcançar o máximo de 12 pontos em suas seções, enquanto Montenegro e Grécia permanecem empatadas em pontos no Grupo C3 e continuam lutando para subir à elite do futebol mundial.