Publicado em 06/01/2025 às 10:34, Atualizado em 06/01/2025 às 14:37
A árbitra Daiane Muniz foi indicada para fazer parte do quadro da Fifa (Federação Internacional de Futebol) pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2025. A sul-mato-grossense de Três Lagoas iniciou sua trajetória no futebol jogando na rua com outras crianças e, ao longo de sete anos de dedicação, consolidou sua carreira na arbitragem. Atualmente, ela integra o grupo de mulheres que representam cerca de 7% da equipe nacional de arbitragem.
A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou a lista dos árbitros centrais, árbitros-assistente e VAR (árbitros de vídeo) que estão indicados para formar o quadro da Fifa para a temporada 2025. Daiane já participou de Copa do Mundo e mais recentemente dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Na final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos, participou do quarteto de arbitragem ao lado de Ramon Abatti, Rafael Alves e Guilherme Camilo. No futebol feminino, esteve na cabine do VAR durante a disputa pelo bronze entre Espanha e Alemanha. O Brasil contou com sete profissionais designados pela Fifa para o torneio, sendo o maior número de um país.
Daiane também esteve presente na final da Copa do Mundo Feminina Sub-17 em 2024, ao lado de Maíra Mastella e Fernanda Nandrea Gomes, e na decisão do Sul-Americano Sub-16. Sua rotina de preparação segue os padrões exigidos para a profissão, com treinos físicos, alimentação balanceada, estudo das regras e foco na inteligência emocional para lidar com situações adversas.