Como já é tradição, todos os anos o Nova News prepara matérias especiais em datas importantes, sendo que, uma delas, é em alusão ao Dia da Mães e, em 2023, a história que vamos contar vem da cidade de Batayporã, tendo como personagem a moradora do Conjunto Habitacional Nova Era, Dirce Barros Duarte, de 64 anos.
Mãe de dois filhos, ela teve um deles tirado de sua presença em decorrência de um grave acidente de trânsito ocorrido em 2015 e, agora, de certa forma, se tornou “mãe de sua própria mãe”, que sofre com Doença de Alzheimer e que, em virtude disso, é como se fosse uma criança totalmente dependente de seus cuidados.
Dirce, que é divorciada, é natural de Batayporã, onde nasceu e foi criada. Ela é mãe de dois filhos: Nieves Duarte Romero - que faleceu aos 27 anos, vítima de um acidente ocorrido em Nova Andradina em março de 2015 - e Vinícius Duarte Pinto, de 28 anos, que atualmente mora, estuda e trabalha em Dourados.
Sobre a ausência de Nieves, Dirce disse que ver um filho partir é uma dor indescritível, mas que, graças à sua fé em Deus, conseguiu superar. “Meu filho sofreu acidente no dia 28 de março de 2015, foi hospitalizado e faleceu três dias depois. O sepultamento dele ocorreu no dia 01 de abril daquele ano, e no dia 03 de abril é meu aniversário. Imaginem como ficou meu coração!”, explicou ela.
Em suas palavras, a presença do outro filho, o Vinícius, serviu como motivação para que ela encontrasse forças para se reerguer “Meus filhos eram muito unidos e quando o Nieves faleceu o Vinícius ficou muito abalado, então, eu tive que dar força e apoio a ele. Seguramos firme na mão de Deus e superamos. É claro que sinto saudades do Nieves e ele jamais será esquecido, mas entendo que a vida é dom de Deus, todos nós pertencemos ao Senhor e Ele pode nos levar no momento que quiser”, afirma Dirce.
A moradora de Batayporã conta que sempre foi mãe e pai para seus filhos e que sepultar um deles não foi nada fácil, mas que, atualmente, se sente uma mãe feliz. “As pessoas dizem que eu perdi meu filho, mas eu, na verdade, devolvi meu filho para Deus. Talvez eu o perderia se ele continuasse no mundo, assim como muitos jovens têm se perdido. Sinto saudade, mas não tristeza. Aprendi a ver as coisas de forma positiva, com os olhos da fé. Amo muito meu filho que continua. O Vinícius é minha inspiração e temos uma ligação muito forte”.
“Mãe da própria mãe”
Mais recentemente, Dirce se tornou como que a “mãe de sua própria mãe”, pois a idosa, Lídia Barros Duarte, de 86 anos, foi diagnosticada com Doença de Alzheimer em 2019 e mora com ela, sendo totalmente dependente de seus cuidados.
Vale destacar que a Doença de Alzheimer é transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
“Os papéis se inverteram em relação a nós. No passado ela que cuidava de mim e dos meus irmãos e, agora, é como se ela fosse a criança e eu a mãe”, pontua a nossa entrevistada, ao afirmar que cuida da idosa com muito amor.
“Ficar com ela exige atenção 24h. Não posso descuidar nem por um minuto, pois, a gente sabe que as pessoas com essa doença perdem a lucidez e são muito suscetíveis a acidentes domésticos, então, aqui em casa, fico muito atenta a tudo. É como que uma filhona que cuido com todo o carinho”, afirma.
Além dos cuidados com a mãe, Dirce também é responsável pelo pai, Dearci Vieira Duarte, de 91 anos, que ficou cadeirante após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Ele é totalmente lúcido, tem perfeito entendimento de tudo, mas, tem a mobilidade comprometida. Meu pai precisa de cuidados especiais, mas, de fato, a atenção maior é com relação à minha mãe, pois fisicamente ela é saudável e fico de olho para ela não aprontar nenhuma travessura!”, detalha ela.
Mensagem às mães e filhos
Dirce aproveitou a oportunidade para se dirigir às mães, pedindo que elas cuidem de seus filhos, que os preparem para uma vida digna e honesta. “Estejam presentes, acompanhem seus filhos para que eles não sejam engolidos pela maldade do mundo. E se alguma de vocês tiver que devolver um filho para Deus, não deixe que isso tire o sentido de sua vida. Ninguém pertence a ninguém. Todos estamos aqui de passagem. Assim como chegamos um dia vamos partir. Tenham fé acima de tudo”.
“Já para os filhos e filhas, peço que cuidem de suas mães e de seus pais, seja na doença ou na velhice, com muito amor e muita paciência. No meu caso, por exemplo, é uma dádiva de Deus tê-los aqui comigo na minha casa. Claro que eu queria que eles estivessem saudáveis, desfrutando mais da vida, mas, as coisas são assim mesmo. Amo muito os dois e, com todo o prazer vou cuidar deles da melhor forma que eu puder até o fim”, conclui ela.
Considerações do autor
O desejo de toda a equipe do Nova News é que a história de Dirce sirva como inspiração para que mães e filhos entendam a importância da fé, da paciência e do amor. Que mesmo em tempos difíceis, com tantos “barulhos” presentes no mundo, valores como a união da família, a perseverança e a fé sejam pilares de uma vida que, embora tenha turbulências e contratempos, é uma dádiva e deve ser sempre motivo de profunda gratidão. Feliz Dia das Mães!!!. (Acácio Gomes - Jornalista 1500/MS - @acaciojornalista).
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.