Buscar

Católicos de Nova Andradina e Batayporã se preparam para celebrar a Padroeira do Brasil neste sábado (12)

Cb image default
Imagem: Portal A12

Neste sábado (12), a Igreja Católica celebra do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e, a exemplo do que ocorre no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), todas as paróquias e comunidades do país preparam momentos especiais para honrar a mãe de Jesus, sendo que, em Nova Andradina e Batayporã não é diferente.

Confira a seguir o cronograma de celebrações que as paróquias das duas cidades prepararam:

Nova Andradina

Com relação à Paróquia São José, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento das 06h às 12h; carreata com bênção dos veículos às 16h e Santa Missa às 18h. Toda a programação acontece na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol).

No que diz respeito à Paróquia São Vicente, haverá Santa Missa às 10h na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e, às 19h, na Igreja Matriz.

No Santuário Imaculado Coração de Maria será celebrada Santa Missa com consagração a Nossa Senhora e bênção das crianças às 19h.

Batayporã

Na cidade de Batayporã haverá procissão saindo da Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua às 07h em direção à Capela Nossa Senhora Aparecida, na Vila José Mustafá, onde haverá Santa Missa campal, às 08h. Já às 19h haverá Santa Missa na Capela Santa Luzia.

A devoção

Segundo a Igreja Católica, a Virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história, em cumprimento à profecia do Evangelho de Lucas: "Por isso me proclamarão bem-aventurada todas as gerações". Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Cb image default
Imagem: Portal A12

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da Mãe Negra no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem.

Curiosos, lançaram novamente as redes e pescaram uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fiéis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.  

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.