Cerca de 10 pessoas relataram nos últimos dias na agência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) de Nova Andradina terem sido alvos do golpe da falsa notificação sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo que, duas delas chegaram a ser enganadas pelos criminosos e tiveram prejuízos financeiros.
Conforme divulgado pela própria assessoria de comunicação do Detran-MS, uma das vítimas residentes em Nova Andradina perdeu R$ 119 enquanto outra pessoa teve um prejuízo de R$ 193.
Vale destacar que é possível que outros casos relacionados ao golpe possam ter ocorrido sem que os cidadãos procurassem a agência, o que tornaria o número de vítimas ou possíveis vítimas ainda maior.
Como funciona?
A dinâmica da tentativa de golpe consiste no recebimento de mensagem via SMS afirmando que a CNH da pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta informado na mensagem, o cidadão é direcionado a uma página que imita o portal GOV.BR do Governo Federal.
Ao preencher os dados para fazer a busca, o resultado mostra dados pessoais do condutor, supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
Acreditando estarem em uma página oficial, as vítimas clicam em “regularizar” e acabam sendo enganadas, efetuando o pagamento de supostas taxas, sendo que, na verdade, os valores vão parar nas contas dos golpistas.
Orientação
O Detran-MS reforça que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS. Os contatos realizados pelo Detran-MS com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais.
Em caso de dúvidas, os cidadãos devem acessar os portais detran.ms.gov.br e meudetran.ms.gov.br, bem como comparecer pessoalmente na agência.
Com relação às pessoas já lesadas, é importante que elas procurem a Delegacia de Polícia para o registro de um boletim de ocorrência, a fim de que os casos sejam apurados.(Com informações do Detran-MS).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.