Seis trabalhos do Mato Grosso do Sul, sendo um de Campo Grande, dois de Aquidauana, um de Nova Andradina, um de Corumbá e um de Ponta Porã, serão apresentados na 38ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que acontece em Novo Hamburgo (RS) entre esta terça-feira, dia 24, e quinta-feira, dia 26 de outubro de 2023.
Uma das representantes de Mato Grosso do Sul na feira é a aluna Emanuelly Alves Conceição, de 17 anos, residente em Vila Amandina, no município de Ivinhema, e que estuda na unidade de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Emanuelly vai apresentar um trabalho na área da energia fotovoltaica. “Sou estudante do IFMS, campus Nova Andradina, faço Técnico Integrado em Agropecuária e atualmente estou no 6º período do curso. Sem dúvida, poder participar dessa feira de ciências é um passo muito grande para mim como estudante, pois tenho acesso a novos conhecimentos e também posso mostrar um pouco do que realizamos aqui com o projeto de pesquisa e extensão. Estar em um evento tão grande como esse é muito importante para mostrarmos que somos capazes disso e de muito mais, que a comunidade acadêmica do IFMS está a todo vapor, pesquisando vários assuntos importantes”, disse ela ao Nova News.
Vale destacar que a Mostratec é considerada o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de vários países como Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.
Com relação ao trabalho a ser apresentado por Emanuelly Alves Conceição, intitulado “Despertando Cientistas: Multiplicadores em Energia Fotovoltaica”, ele foi desenvolvido em parceria com escolas municipais João de Lima Paes e Mundo da Criança e as estaduais Austrílio Capilé Castro e Marechal Rondon.
Segundo os professores envolvidos no projeto, Mauro de Lima (especialista área de Engenharia Agrícola), Grazieli Suszek de Lima (doutora área de engenharia agrícola) e Wesley Tessaro Andrade (mestre em Ciências da Computação), as expectativas com relação à participação do IFMS de Nova Andradina no evento são as melhores possíveis.
Para pais e família de Emanuelly, Anderson Santos da Conceição e Irinéia Rita Matos Alves da Conceição, é motivo de muito orgulho vê-la trilhar o caminho do conhecimento. “Ela sempre foi uma filha e uma aluna dedicada e determinada a alcançar seus objetivos. Desde muito nova já sabia o que queria e mesmo diante dos obstáculos nunca pensou em desistir. Como moramos em Vila Amandina, a distância dificultou muito, principalmente no início, mas com o apoio dos tios que também são padrinhos e que moram em Nova Andradina, ela conseguiu amenizar isso”, explica a mãe.
“Essa conquista de participar de um evento tão grandioso só foi possível graças ao trabalho e dedicação da equipe do IFMS de Nova Andradina especialmente dos professores orientadores. Gostaríamos de aproveitar a oportunidade e externar a nossa gratidão a todos os professores e profissionais da educação em geral, desde a pré-escola até o ensino médio, pois, tudo isso que ela está vivendo só foi possível porque cada um que passou pela sua vida plantou a sementinha do conhecimento”, pontua o pai.
Emanuelly partiu de Nova Andradina neste domingo (22) e chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda (23). “Espero aproveitar o máximo desta feira e também conseguir adquirir mais experiências para repassar aos colegas que participarão nos próximos anos. Agradeço a todos que me apoiam nessa caminhada, em especial à minha família, que sempre me guia para bons caminhos, aos meus orientadores pela oportunidade de participar do projeto e ao IFMS de Nova Andradina pela ótima qualidade de ensino e por fazer com que tudo isso aconteça”, finaliza a estudante.
No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Os prêmios e incentivos educacionais, estimados em mais de R$ 1 milhão, estão sendo oferecidos por 30 organizações. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura de Novo Hamburgo, Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.
Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.
A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O Evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial. (Com informações de Marta Araujo - Conteúdos Jornalísticos).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.