Dois estudantes do Campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vão participar, entre os dias 10 e 16 maio, em Ohio, nos Estados Unidos, da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (International Science and Engineering Fair - ISEF 2025), um dos maiores eventos do mundo no segmento.
A dupla é formada por Tailaine Gomes Felix de Lima, de 18 anos, residente em Deodápolis, e José Vitor Ferreira Balasso, de 17 anos, de Jateí. Ambos frequentam o curso de Técnico em Agropecuária no IFMS de Nova Andradina e terão a missão de representar o Estado de Mato Grosso do Sul no evento.
Ao lado de estudantes de outros estados, como Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, eles também representarão Brasil na ISEF 2025.
O projeto a ser apresentado por Tailaine e José Vitor é “Espectroscopia Infravermelha por Transformada de Fourier como Ferramenta para Identificação de Fungos em Pastagens no Cerrado Sul-Mato-Grossense", sob orientação da professora Grazieli Suszek e coorientação do professor Fernando Conceição.
O trabalho, que busca inovar na detecção de fungos em pastagens, contribuindo para o manejo agrícola da região, foi destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em outubro de 2024, na cidade de Novo Hamburgo (RS), onde faturou a credencial para a ISEF 2025 e conquistou ainda o 2º lugar na categoria Ciências de Animais e Plantas.
Para Tailaine Gomes Felix de Lima, participar da ISEF 2025 era algo inimaginável. "Eu nunca imaginei que sairia do Brasil com a idade que estou e ainda mais representar o Estado onde moro, vivenciar esses momentos, conhecer e aprender coisas novas, experimentar uma cultura diferente... vai ser uma experiência única! Agradeço a Deus, à minha mãe, ao IFMS, à minha orientadora, ao meu parceiro de projeto e aos envolvidos por nos ajudar a chegar aonde chegamos", afirma ela.
José Vitor Ferreira Balasso, por sua vez, afirma que as expectativas sobre o evento são as melhores possíveis. “A expectativa está gigante! É a maior feira do mundo e eu estou indo representar meu País. Acredito só pelo fato de estar lá, grandes oportunidades irão surgir”, pontua ele.
Na avaliação da professora Grazieli Suszek, participar da ISEF 2025 é um momento de imenso orgulho e emoção. “É o reconhecimento de um trabalho construído com muito esforço, paixão e dedicação, representado pelos nossos estudantes, que enfrentaram desafios e se superaram a cada etapa. Mas, essa conquista não seria possível sem o apoio constante da nossa instituição. Quero destacar, com muita gratidão, o papel essencial da Pró-Reitoria de Pesquisa, representada pelo professor Edvânio Chagas, que junto à sua equipe tem sido incansável na missão de incentivar a ciência e a inovação dentro do IFMS. Também expresso minha profunda gratidão à reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano, em nome de quem agradeço a todos os servidores e servidoras do IFMS que, com seu trabalho comprometido, tornam possível o fortalecimento da pesquisa e do protagonismo estudantil em nossa instituição. Agradeço ainda à diretora-geral do Campus Nova Andradina, Débora Cristina Macorini Ocon de Almeida, em nome de quem estendo meu reconhecimento e agradecimento a todos os servidores e servidoras do campus, que contribuíram de forma decisiva para essa conquista, com dedicação, apoio e compromisso com a educação de qualidade”, diz ela.
Grazieli finaliza afirmando que a ISEF 2025 não é apenas uma feira internacional, mas, é uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial transformador da educação pública e da pesquisa desenvolvida com amor, responsabilidade e compromisso com o futuro.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.