Estudantes dos cursos técnicos integrados, da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), dos cursos técnicos subsequentes e da graduação presenciais já podem se inscrever na seleção do Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o ano letivo de 2025.
São oferecidos os auxílios Permanência, Alimentação, Transporte, Moradia Estudantil, e Indígena e Quilombola. Os valores variam de R$ 80 a R$ 300 por mês, conforme a modalidade e o campus onde o estudante está matriculado.
Para se inscrever, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:
estar matriculado e com frequência regular em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais;
não cursar apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou atividades complementares;
não ter mais de duas reprovações por falta no semestre anterior; e
ter renda familiar per capita deve de, no máximo, um salário mínimo vigente.
O edital deste ano, segundo a Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae), traz uma mudança na exigência relacionada à renda familiar. Antes, a renda per capita não deveria ultrapassar 1,5 salário mínimo, mas com a Lei nº 14.914/2024 passou a ser estipulado o limite de um salário mínimo.
Para calcular a renda per capita, é necessário dividir a renda familiar bruta mensal pelo número de integrantes do grupo familiar, conforme os documentos listados no Anexo 1 do edital.
Todas as regras do processo seletivo estão no Edital nº 26/2025, publicado na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições - Devem ser feitas até 4 de abril, na Página do Candidato.
Após preencher o formulário de inscrição, o estudante deve atualizar o Questionário Socioeconômico, fazer o upload da documentação solicitada e escolher o dia e horário para o atendimento presencial, quando a documentação será verificada.
Na inscrição, é preciso indicar os auxílios aos quais pretende concorrer, podendo optar por todas as modalidades disponíveis no campus em que está matriculado, desde que atenda aos requisitos estabelecidos no edital.
Modalidades - Os auxílios previstos no Programa de Assistência Estudantil do IFMS são os seguintes:
Permanência: auxílio financeiro para cobrir necessidades acadêmicas e pessoais, garantindo a permanência do estudante na instituição.
Alimentação: auxílio para despesas com alimentação durante o curso.
Transporte: repasse mensal para o transporte entre o campus e a residência do estudante, caso ele não tenha acesso a transporte gratuito garantido pelo poder público.
Moradia estudantil: auxílio para estudantes que se mudaram de município para estudar no IFMS, ajudando com os custos de aluguel e proporcionando melhores condições para a permanência.
Indígena e Quilombola: auxílio financeiro para estudantes indígenas e quilombolas que residem em suas comunidades, considerando as especificidades culturais e geográficas de suas regiões.
Cronograma - No dia 7 de abril está prevista a publicação da lista de inscritos com a data e o horário para os atendimentos presenciais, que ocorrerão entre os dias 8 e 28.
Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 5 e 8 de maio, respectivamente.
Os estudantes classificados formarão um cadastro reserva e poderão ser convocados para receber os auxílios entre abril e dezembro, prazo de vigência do edital.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.