O Papa Francisco recebeu, em audiência na manhã do dia 23/05/2024, o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro. O Pontífice autorizou a publicação de alguns decretos, entre os quais consta o reconhecimento do segundo milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis.
Carlo Acutis foi beatificado no ano de 2020 após o reconhecimento de seu primeiro milagre, que teve como personagem uma criança residente em Campo Grande (MS), que sofria com um grave problema de saúde e que ficou curada ao tocar em uma de suas relíquias expostas em uma igreja. O fato ocorreu em 2010.
Já o segundo milagre atribuído a Carlo se deu em Florença, na Itália, em 2022, onde uma jovem natural de Costa Rica ficou em estado grave devido a um traumatismo craniano em decorrência de um acidente. Ela ficou totalmente curada após sua mãe fazer uma peregrinação até o túmulo do beato pedindo pela cura da filha.
Vale destacar que para a declaração de um milagre, a Igreja Católica é muito criteriosa e exige dados detalhados e documentos oficiais como laudos e declarações de especialistas. Se houver uma explicação racional para o fato então não é milagre. O reconhecimento de um milagre é feito quando a ciência não consegue explicar o ocorrido, ou seja, quando o feito se dá de forma extraordinária.
Vida e obra de Carlo Acutis
Fiel leigo, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra, e morreu em 12 de outubro de 2006 em Monza, na Itália. A sua festa, portanto, é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Desde cedo, Carlo demonstrou uma grande habilidade para a informática, dom que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos.
Em setembro de 2006, aos 15 anos, surgiram os primeiros sinais da leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006, e, como já informado, foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.
Agora, com o reconhecimento do segundo milagre, o processo que visa reconhecê-lo como santo avança, porém, ainda não data definida para cerimônia de canonização.
Em julho de 2023, o padre Fábio Vieira, considerado o maior propagador da devoção a Carlos Acutis esteve no Santuário de Nova Andradina, trazendo uma relíquia do beato. Na ocasião, ele concedeu entrevista ao Nova News e ministrou uma bênção especial. (Com informações do Vatican News e da Canção Nova).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.