Publicado em 20/06/2024 às 09:40, Atualizado em 20/06/2024 às 13:44
O inverno está chegando! A estação começa no Hemisfério Sul nesta quinta-feira (20), às 17h51, pelo horário de Brasília, e só termina dia 22 de setembro.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por outro lado, os maiores volumes de chuva dessa época se concentram no noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul do país.
Durante o inverno, também são comuns inversões térmicas pela manhã, e formação de nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Centro-Oeste, devem prevalecer as massas de ar seco e quente, com queda na umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 20%. As temperaturas tendem a ficar acima da média, e há risco de queimadas e incêndios florestais, com maior incidência de doenças respiratórias.
Na Região Norte, as condições são favoráveis para ocorrência de chuva próxima ou abaixo da média. Com exceção do extremo norte de Roraima, Amapá e noroeste do Amazonas, que devem ter chuva acima da média.
No Nordeste, o interior passa pelo período seco e o restante da região tem previsão de chuvas ligeiramente abaixo da média neste inverno. Mas a ocorrência de chuva intensa não está descartada para o litoral nordestino, por causa do persistente aquecimento das águas do oceano Atlântico tropical.
Chuvas abaixo da média e temperaturas acima são esperadas no inverno do Sudeste. Além disso, massas de ar frio podem causar geadas em pontos isolados de altitude elevada.
Na região Sul, destaque para chuva acima da média na parte central e leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudeste do Paraná.