Publicado em 29/07/2023 às 11:10, Atualizado em 29/07/2023 às 16:11

JMJ 2023 Lisboa: Católicos de Nova Andradina, Batayporã, Naviraí e Bataguassu partem para Portugal

Encontro, que contará com a presença do Papa Francisco, deve reunir mais de um milhão de fiéis de vários países

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Peregrinos de Nova Andradina e Batayporã durante celebração de missa de envio - Imagem: Gláucia Bravin

Um grupo formado por católicos do Caminho Neocatecumenal da Diocese de Naviraí partiu rumo a Portugal, onde ocorre a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023), encontro que deve reunir mais de um milhão de pessoas de vários países e que ocorre de 01 a 06 de agosto em Lisboa, com a presença do Papa Francisco.

A comitiva formada por 22 pessoas da Diocese conta com peregrinos de Nova Andradina (16), Batayporã (03), Naviraí (02) e Bataguassu (01).

A nível de Mato Grosso do Sul, há mais 45 pessoas das regiões de Campo Grande, Dourados, Maracaju e São Gabriel D’Oeste, totalizando 67 peregrinos, isso apenas do Caminho Neocatecumenal, porém, o número pode ser maior, levando em conta que membros de outros movimentos da Igreja Católica dessas e de outras localidades também podem ter se organizado por conta própria, como é o caso, por exemplo, de Paloma D'Angelis, responsável pela Pastoral do Dízimo e pela Liturgia na Paróquia de Anaurilândia.

Cb image default
Grupo de Nova Andradina com os padres Celso da Cruz e Sócrates Pavon - Imagem: Divulgação

Nos últimos dias, os fiéis que estão a caminho da JMJ 2023 participaram de missas de envio em suas respectivas comunidades, sendo que, a viagem teve início nesta sexta-feira (28), com um percurso de ônibus até Guarulhos (SP), de onde embarcaram no avião, neste sábado (29), para Madri, na Espanha, com previsão de chegada neste domingo (30).

Pelos dias seguintes, na Espanha, o grupo do Caminho Neocatecumenal visita alguns pontos importantes de Madri, Ávila e Salamanca e, depois, vai a Portugal, percorre Coimbra e Fátima, até Lisboa, onde acontecem, de fato, as atividades da JMJ 2023, que tem encerramento previsto para 06 de agosto.

No dia 07 de agosto, haverá encontro vocacional com Kiko Arguello, iniciador mundial do Caminho Neocatecumenal, e, em 08 de agosto, ocorre o embarque de volta para Guarulhos (SP), de onde os peregrinos retornam, de ônibus, para suas cidades de origem, para compartilhar com suas comunidades as experiências vividas durante a JMJ 2023.

Cb image default
Grupo de Batayporã com o padre José Haroldo - Imagem: Gláucia Bravin

O que é a JMJ?

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimônio e à vida consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.

Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Tema da JMJ 2023

O tema escolhido pelo Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023 - “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – foi um dos tópicos que despoletou algumas questões ao Santo Padre. O porquê de a decisão ter recaído sobre este tema foi a pergunta feita. O Papa Francisco não deixou dúvidas na sua resposta ao referir que “Maria, quando sabe que vai ser a mãe de Deus, não fica parada a tirar uma selfie ou a pensar no que vai fazer”. Pelo contrário, “a primeira coisa que faz é pôr-se a caminho, apressadamente, para servir, para ajudar. Também vocês têm de aprender a colocar-se a caminho para ajudar os demais”, incentivou.

Expectativas

Sobre as expectativas para a JMJ Lisboa 2023, que, como já informado, deve reunir mais de um milhão de católicos de vários países do mundo, o Santo Padre espera que um dos maiores encontros de jovens de todo o planeta reflita “um mundo onde o amor esteja no centro”. “Estamos em guerra, necessitamos de outra coisa. Um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho. Um mundo com alegria […]; se não temos alegria, não somos credíveis, ninguém acredita em nós”, sublinhou.

PGlmcmFtZSBpZD0iXzY4OWxzbHd2ciIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9QX0V6ZTY5N0ZkQT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Vídeo mostra a mensagem do Papa Francisco sobre a JMJ 2023 - Rede Mundial de Oração do Papa

Saiba mais

Mais informações sobre a JMJ 2023 Lisboa podem ser obtidas no portal oficial do evento e também pelos canais oficiais de mídia ligadas à Igreja Católica. (Matéria produzida com informações do site oficial da JMJ 2023).

Direto da redação

Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.