Publicado em 29/05/2022 às 12:41, Atualizado em 29/05/2022 às 16:45
Evento contará com as presenças dos governadores dos dois estados e dos prefeitos de Batayporã e Taquarussu
O governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), se reúnem nesta segunda-feira (30), em Curitiba (PR), para lançar o projeto que visa a construção de uma ponte entre os estados.
Conforme apurado pelo Nova News, inicialmente o encontro seria realizado no município de São Pedro (PR), na região de Porto São José, porém, por determinação do Governo do PR, ocorreu a mudança do local para a capital paranaense.
Também foram confirmadas no evento as presenças dos prefeitos de Batayporã, Germino Roz (PSDB) e de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento (PSDB), que acompanharão o ato.
A obra
O anúncio ocorrerá meses depois que a Itaipu Binacional confirmou a liberação de recursos para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). A ponte sobre o Rio Paraná pretende ligar a BR-376, entre Paranavaí e Taquarussu, em MS.
Atualmente, para se fazer a rota de produção do Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, é preciso passar por duas Barragens [Primavera e Rosana] e estradas em situações que já chegaram ao colapso, com congestionamentos.
De acordo com o governo de ambos os estados, a construção da ponte e a ampliação da BR-376 vão trazer um encurtamento do trecho, facilitando a exportação de mercadorias de forma mais eficaz.
Junto com a ponte será realizada a duplicação da rodovia BR-376 que permitirá aos caminhões transitarem por Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, o que irá facilitar o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul.
O custo estimado da obra seria de R$ 850 milhões e inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, com a possibilidade de economia com a utilização de barreiras New Jersey. O projeto contempla 95 quilômetros de duplicação da BR-376 no trecho paranaense e outros 30 quilômetros em pista simples no Mato Grosso do Sul.
A ligação pela rodovia seguiria a partir de Paranavaí, que já teve um trecho de 33 quilômetros duplicados, parte de um aditivo acertado pelo Governo do Paraná com a concessionária que administra o trecho.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!