Publicado em 08/03/2023 às 07:01, Atualizado em 08/03/2023 às 11:35

Mês da Mulher: Produtora rural de Nova Andradina é exemplo de garra e força de vontade

Delma Vilharva Cauz é uma inspiração para sua família e para as demais mulheres do Assentamento Santa Olga, onde vive

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Produtora rural luta de sol a sol para cuidar da horta e dos demais cultivos em sua propriedade - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Neste mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (08), o Nova News decidiu mostrar um pouco da vida de uma moradora de Nova Andradina, que é mulher, esposa, mãe, dona de casa e produtora rural, se configurando como um exemplo de garra e de força de vontade.

Delma Vilharva Cauz, de 44 anos, é natural de Aquidauana e está em Nova Andradina desde 1998. Após morar um tempo na cidade, se mudou para o Assentamento Santa Olga em 2007 e descobriu há cerca de 10 anos o seu verdadeiro amor pela produção de alimentos.

Casada com Ercules Emiliano Cauz, de 48 anos, e mãe de três filhas, Lavínia de 24; Isabelle, de 14; e Emillyn, de 08 anos, Delma atua na produção de hortifrutis que são vendidos na cidade e que garantem a maior parte da renda da família.

Cb image default
Delma afirma que encontrou sua verdadeira realização no trabalho do campo - Imagem: Acácio Gomes / Nova News  

“Meu esposo morou um tempo na Irlanda e atualmente trabalha em uma empresa aqui em Nova Andradina, mas o nosso principal sustento vem da produção de frutas, verduras e legumes e eu amo muito o que faço”, explica ela.

Apesar de sofrer com alguns problemas de saúde, Delma não se deixa abater e, com um sorriso no rosto, como uma católica fervorosa que é, acorda todos os dias de madrugada para fazer suas orações e, em seguida, cuidar da casa e da propriedade com muita dedicação. “A minha filha maior mora e trabalha na cidade. Já as menores estudam de manhã e depois me ajudam aqui. Elas também gostam muito do que fazem”.

Delma explica que sua produção de hortaliças é hidropônica e semiorgânica, o que exige muito cuidado e dedicação. “São plantas muito sensíveis e precisam de atenção a cada detalhe”, revela a produtora, ao explicar que, devido ao emprego na cidade, o esposo só consegue ajudá-la nos finais de semana.

Cb image default
Assentada revela que tudo no sítio é produzido com muito amor, de forma saudável e sustentável - Imagens: Arquivo da Família

“Ele que teve a ideia da horta e, confesso que no começo não botei muita fé, mas, depois vi que o negócio ia engrenar e, de fato, se tornou um grande sucesso”.

Além de plantar, cuidar, colher, selecionar, higienizar e embalar, é ela mesma que pega a estrada duas vezes por semana para vender a produção na cidade. “Graças a Deus já tenho as clientes fixas. Eu passo sempre pelas unidades de Saúde e os servidores que trabalham nestes locais já me esperam. Vendo tudo e não volta mercadoria pra casa”, comemora.

Delma contou ao Nova News que já atuou na Pastoral da Criança, trabalhou na padaria de um supermercado, foi manicure, mas que encontrou mesmo sua realização na produção rural.

Cb image default
Produtora ao lado das filhas Isabelle e Emillyn - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

“Sou uma mulher muito realizada. Agradeço a Deus pela minha família e por poder ajudar a tirar da agricultura familiar o nosso sustento”, pontua ela, ao destacar a união de todos os moradores do assentamento que, em suas palavras, formam uma grande família que se ajuda e se mobiliza pelo bem de todos.

Bastante ativa, Delma atua como uma espécie de mobilizadora da comunidade onde vive. “Aqui a gente ajuda quem precisa, se reúne em favor dos necessitados e também somos ajudados, explica ela, ao citar o episódio em que os assentados organizaram um almoço e conseguiram arrecadar o valor necessário para que ela pudesse pagar por uma cirurgia para correção de um problema de saúde. “O pessoal daqui é uma bênção. Agora tenho que controlar meu diabetes e minha hipertensão para poder ser operada”, disse ela.

Questionada se tem algum sonho a ser alcançado, Delma, em sua simplicidade, conta que seu maior desejo é conseguir adquirir uma estrutura para cobertura da horta hidropônica. “Isso deve custar uns R$ 20 mil, mas a gente chega lá. É o que falta. No restante, de verdade, sou uma mulher muito realizada”, garante.

Cb image default
Família reunida após celebração religiosa no Santuário de Nova Andradina - Imagem: Arquivo da Família

Nas palavras de Isabelle, a filha do meio, Delma é, de fato, uma mulher guerreira. “Ela batalha muito e, sem dúvida é uma grande inspiração para mim e para todos aqui no assentamento”, afirma a adolescente.

Devido aos seus afazeres, o esposo de Delma e a filha mais velha não puderam estar presentes no momento da visita do Nova News à propriedade, mas, uma foto enviada ao site mostra a união da família em frente e uma das portas do Santuário Imaculado Coração de Maria, no centro de Nova Andradina.

Com espaço aberto para deixar uma mensagem às mulheres, Delma faz questão convidá-las a correrem atrás de seus sonhos.

“Tenham coragem, tenham fé, pois, nós mulheres somos capazes de vencer. Se você ainda não é uma pessoa realizada, lute e conquiste suas vitórias. Nem sempre será fácil, a luta é dura, mas, nós podemos. Eu encontrei minha realização aqui na terra junto com minha família e posso dizer que sou muito feliz. Você mulher que tiver acesso à esta matéria, se organize, batalhe, faça acontecer e tenha certeza de que a sua hora vai chegar”, finaliza Delma.

Cb image default
Delma deseja que outras mulheres sejam inspiradas a lutarem por seus sonhos e projetos - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.