Publicado em 21/09/2024 às 09:26, Atualizado em 21/09/2024 às 13:29
Para acompanhar o início dos trabalhos de geração de mídias nas urnas eletrônicas, o representante do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais de MS, Antônio Siufi Neto esteve presente em evento realizado na quarta-feira (18), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).
Conforme o Promotor de Justiça, a presença do MPMS em todo o processo eleitoral é essencial. “O Ministério Público fiscaliza todo o processo eleitoral. Somos vários promotores eleitorais e eu coordeno todos e com base na programação das eleições, existe esse momento de geração de mídias, essas mídias contêm informações necessárias para a preparação de todas as urnas de todo o estado do Mato Grosso do Sul. São mídias de votação para armazenar os votos e que depois darão o resultado da votação. Toda essa carga [nas urnas] é feita pelo próprio TRE com acompanhamento também pelo Ministério Público Federal, juízes, assessores da Corregedoria e da Presidência do próprio TRE-MS”, explica.
Ele ainda esclarece que entre os maiores desafios a desinformação talvez seja a principal. “Em primeiro lugar, garantir ao cidadão que todo o processo é legitimado, sério, honesto e a população pode acreditar nas urnas eleitorais, acabando com aquelas fake news de que as urnas estariam preparadas para o resultado X ou Y, quando, na verdade, nós atestamos essa fidelidade desde o início dos procedimentos, tais como agora com a nossa presença na geração de mídia. Além disso, acompanharemos todos os procedimentos do TRE-MS até a promulgação dos resultados da eleição”, acrescenta.
Geração de mídia
O procedimento tem por finalidade gerar os dados oficiais inseridos nas urnas eletrônicas de todo o Estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção.
Aproximadamente 20 mil mídias de votação e mídias de contingência, incluindo as mídias especiais devem ser preparadas até o próximo dia 22. Os trabalhos de geração de mídia são realizados em três formatos: de carga, de votação e de resultado de votação.