Publicado em 26/05/2022 às 06:36, Atualizado em 26/05/2022 às 10:41
Um encontro técnico sobre fruticultura com ênfase no cultivo de citros e da goiaba foi realizado na semana passada, na sede da Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares Assentamento Santa Olga (Coopaolga) em Nova Andradina. A ação organizada pelo escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), teve a participação de vinte produtores assentados.
O técnico agropecuário da Agraer Valdeci Sebastião da Silva apresentou aos participantes medidas de controle de pragas, doenças e de correção das deficiências dos minerais a serem aplicadas durante a produção dos frutos, viabilizando a citricultura na comunidade.
Posteriormente foram feitas visitas a campo nos lotes do senhor Silvio Marcos da Silva, onde foi demonstrada a poda de pomar de citros em formação, depois no lote do senhor Osvaldo Gonçalves foram observadas as pragas e as doenças em pomar de citros já em produção. Por fim, na propriedade do senhor Osmar de Castro Lemes foram discutidos os aspectos sobre a produção de goiaba.
“Podemos aplicar as práticas ensinadas durante o plantio e ajudam a ampliar a nossa produtividade”, afirmou Osmar presidente do Coopaolga. Ainda segundo o titular da cooperativa, os produtores dos Assentamento Santa Olga almejam diversificar suas atividades investindo no cultivo de frutas de modo a atender as demandas crescentes em chamadas públicas da merenda escolar na região.
De acordo com Rodrigo Zanoni, coordenador municipal da Agraer a fruticultura permite um expressivo incremento de renda, “o plantio pode ser feito em uma área pequena da Agricultura Familiar e a produção comercializada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, frisou.
A laranja é a principal espécie cítrica cultivada no Brasil. Conforme o último levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de 2020, Mato Grosso do Sul está entre os 15 principais estados produtores, com rendimento anual de 20,31 toneladas por hectare.