Publicado em 27/04/2024 às 18:37, Atualizado em 27/04/2024 às 22:46
A onda de calor que havia dado uma trégua deve voltar na próxima semana com temperaturas de até 38ºC em Mato Grosso do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de perigo em várias regiões do país.
Conforme a publicação, estima-se que o Estado enfrente um calor acima da média até quarta-feira (01). Segundo o Inmet, as áreas que mais devem sofrer com o aumento da temperatura são os municípios ao leste, norte, sudoeste e pantanais sul-mato-grossenses.
Outros cinco estados do país também serão afetados por essa onda de calor: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Apenas Mato Grosso do Sul tem previsão de ser atingido em todo seu território.
Onda de calor
Segundo o Ministério da Saúde, as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país. Há ainda uma associação com baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente na região central do Brasil.
Essas condições podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis — como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua.
Os principais sinais de alerta para saúde são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. (Midiamax).