Publicado em 21/06/2024 às 13:27, Atualizado em 21/06/2024 às 17:31
Na noite desta quinta-feira (20) a equipe do 3º Grupamento de Polícia Militar Ambiental (3º GPMA), com sede em Batayporã, contando com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMADI) de Nova Andradina-MS, realizou a captura e encaminhamento de uma anta adulta de cerca de 270 quilos ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.
O animal, que aparentemente não estava em boas condições de saúde, foi visualizado e filmado por um morador de um assentamento, em uma estrada vicinal de acesso a propriedades rurais, nas proximidades do quilômetro 105 da BR-267, na região do Distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
As imagens foram encaminhadas à Polícia Militar Ambiental (PMA) em Batayporã por meio do WhatsApp.
Foi verificada a necessidade de uma análise de veterinário especializado, para possível remoção do animal para o CRAS.
Feito contado com a SEMADI, um médico veterinário foi designado para acompanhar a PMA até o local afim de realizar um diagnóstico.
No endereço, a equipe constatou que o animal havia se movimentado para o interior da reserva e, ao localizá-lo, foi necessária a imobilização do animal para que o veterinário o examinasse.
Após avaliação, o profissional informou que a permanência do animal no habitat, sem um tratamento especializado, provavelmente levaria à morte precoce, indicando o encaminhamento para uma unidade de atendimento.
Logo em seguida, a anta foi preparada para o transporte e entregue no CRAS de Campo Grande, onde passaria pelo processo de reabilitação.
A PMA agradece o apoio da população do Vale do Ivinhema, assim como dos órgãos parceiros e informa que se coloca à disposição para palestras, orientações e atendimento de denúncias por meio do telefone / WhatsApp (67) 3443-1095.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.