Buscar

PMA de Batayporã conclui atividades de Educação Ambiental em parceria com escola de Nova Andradina

Imagens: Divulgação / PMA

No último domingo (19), uma equipe do 3º Grupamento de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ivinhema, com sede em Batayporã, concluiu as atividades de Educação Ambiental que se iniciaram no dia 21 de setembro de 2021, oferecidas a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Fatima Gaiotto, localizada em Nova Andradina.

O projeto, idealizado pela direção da instituição de ensino e coordenada pelo professor Claudinei Araújo dos Santos, com o tema: “Perspectivas para um Futuro Sustentável”, teve como objetivo promover a conscientização sobre os conceitos de sustentabilidade, as consequências do desenvolvimento econômico sem as técnicas adequadas de preservação ambiental, aspectos legais e suas consequências e, ainda, diferença entre áreas antropizadas (ação humana) e locais preservados.

Em um primeiro momento, policiais militares ambientais realizaram uma palestra aos alunos, na qual foram apresentados os conceitos e as características da região, bem como estudo das áreas que sofreram alterações devido ao desenvolvimento econômico, como áreas em que houveram as conversões de solo para plantio e cultivo de diversas lavouras (grãos, cana-de-açúcar, mandioca entre outras), atividades referentes a agropecuária e indústria e suas consequências quando realizadas em desconformidade com a legislação vigente.

Por fim, no último domingo (19), foi realizada uma inspeção ambiental na região do Ribeirão Papagaio, uma das regiões onde há grande atividade econômica (lavoura e agropecuária), e ainda uma das regiões com grande área preservada, onde o conceito de desenvolvimento econômico e preservação ambiental são visíveis.

Vale destacar que a Educação Ambiental é uma das prioridades nas atividades da Polícia Militar Ambiental (PMA) e objetiva discutir principalmente com as crianças e adolescentes a importância da conservação ambiental. Foram realizados deslocamento com os alunos nas embarcações, destacando os problemas regionais, que são objeto de fiscalização da Subunidade de Batayporã.

Ação teve como proposta fazer com que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo em que qualquer ente afetado, seja fauna, flora e recursos hídricos, prejudica outros em cadeia, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano. Segundo a PMA, a Educação Ambiental é a melhor forma de prevenção pois forma sensibilização para a defesa do bem maior da humanidade que é o ambiente equilibrado.

A atividade contou ainda com o apoio do 11º Subgrupamento de Bombeiros Militar – (11º SGBM) de Ivinhema, sendo que, o Capitão Silveira forneceu aos alunos as orientações de técnicas de segurança em embarcações, bem como técnicas de prevenção a incêndios florestais. 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.