Durante patrulhamento fluvial no Rio Ivinhema, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã resgatou uma arraia que estava presa a um espinhel ilegal. A ação fez parte da Operação Semana Santa 2025, que teve como foco o combate à pesca predatória e a proteção da fauna aquática.
A fiscalização percorreu o trecho na região de Nova Andradina, nas imediações dos córregos Vitória e Piravevê. Ao longo do percurso, os policiais abordaram 17 embarcações com 36 pescadores amadores, todos devidamente documentados e liberados após vistoria.
Além de removerem 28 anzóis de galho, uma rede de emalhar de 20 metros e um espinhel com 15 anzóis, a equipe ambiental destacou o resgate da arraia como um dos pontos mais importantes da operação. O animal, que havia se enroscado no espinhel, foi cuidadosamente solto e devolvido ao rio com vida.
A ação ocorreu na Sexta-Feira Santa (18), mas foi divulgada pela PMA apenas nesta quarta-feira (23).
A PMA reforça que a utilização de petrechos ilegais representa um risco real à fauna silvestre. O resgate bem-sucedido do animal reforça o compromisso da corporação com a preservação ambiental e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.