O Dia das Crianças está chegando. Vai fazer alguma compra digital para presentear os pequenos? Então fique atento para não cair em golpes. Afinal, esse período de grande procura acaba sendo um atrativo para golpistas e vendedores de produtos falsificados ou irregulares.
Então, ouça as orientações do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre como se prevenir no mercado digital:
- Primeiro: preços abaixo do mercado são um sinal de alerta e podem te direcionar para alguma fraude. Por isso, antes de clicar numa oferta, verifique a procedência do site, a reputação do vendedor e sempre busque plataformas de confiança.
- Os golpistas também utilizam diversas estratégias para enganar os compradores, desde sites falsos, que imitam grandes lojas, até a venda de produtos piratas. Evite esses produtos. Sem um controle de qualidade dos órgãos reguladores, os brinquedos podem causar danos à saúde e à segurança dos pequenos, com tintas tóxicas e peças de tamanho inadequado para cada faixa etária, por exemplo.
- E mais uma dica importante da Secretaria Nacional do Consumidor pra você não cair em armadilhas: nunca faça pagamentos em links enviados por mensagens ou por e-mails não solicitados, e sempre prefira o uso de plataformas seguras, que ofereçam garantias. Se a oferta parecer boa demais pra ser verdade, provavelmente não é confiável!
- No caso de produtos importados vendidos por plataformas de comércio eletrônico que cheguem sem o selo do Inmetro e sem a classificação indicativa, o consumidor tem o direito de devolver o produto sem custos e ser ressarcido.
Para mais informações acesse gov.br/mj e passe um dia das crianças tranquilo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.