Buscar

SAMU de Nova Andradina realizou mais de 1.740 atendimentos no decorrer de 2024

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nova Andradina realizou mais de 1.740 atendimentos no decorrer do ano de 2024, conforme levantamento encaminhado a pedido do site Nova News.

Segundo relatório, que compreende o período de 01/01/2024 até 09/12/2024, foram 1.745 atendimentos, divididos nas seguintes categorias: clínicos (1.137); traumas (396); psiquiátricos (131); obstétricos (25) e pediátricos (21).

Os casos relacionados a ocorrências de óbito na cidade de Nova Andradina somaram 35.

Nova Casa Verde

No que diz respeito aos atendimentos realizados pela equipe do SAMU no Distrito de Nova Casa Verde, no mesmo período, as ocorrências somaram 409.

Deste montante, a divisão por categorias ficou da seguinte forma: clínicos (215); traumas (89); psiquiátricos (35); pediátricos (34) e obstétricos (27). Já os casos de óbito foram 09.

O SAMU*

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo chegar o mais rápido possível em situações de urgência e emergência. O atendimento tem início em uma chamada telefônica para o número 192.

A partir da chamada telefônica, os técnicos auxiliares coletam as primeiras informações sobre a vítima e sua localização e encaminham a ligação para o Médico Regulador. Esse profissional vai identificar a emergência e pode passar orientações de saúde e, quando necessário, acionar unidades móveis. Mas afinal, quando acionar o serviço do SAMU 192?

QUANDO CHAMAR O SAMU 192

Problemas cardiorrespiratórios;

Intoxicação exógena e envenenamento;

Queimaduras graves;

Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

Tentativas de suicídio;

Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

Acidentes ou traumas com vítimas;

Afogamentos;

Choque elétrico;

Acidentes com produtos perigosos;

Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

Ferimento por arma de fogo ou arma branca;

Soterramento ou desabamento com vítimas;

Crises convulsivas;

Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192

Febre prolongada;

Dores crônicas;

Vômito e diarreia;

Cólicas renais;

Dor de dente;

Troca de sonda;

Corte com pouco sangramento;

Entorses;

Transportes hospitalares de pacientes de convênio;

Transporte para consulta médica ou para realizar exames;

Transporte de óbito.

Nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em urgências de baixa complexidade, o paciente pode receber atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima. (*Com informações do Ministério da Saúde). 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.